Estados e Capitais do Brasil
 

Bandeiras do Brasil

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (2 voto(s), média: 5,00 de 5)
Loading...Loading...

A bandeira é um símbolo, é usada para representar tanto nações, cidades e estados como até mesmo bairros, famílias, organizações, reinos. As bandeiras podem representar qualquer ente, desde que o símbolo representativo seja reconhecido por todos os representados por meios legais ou tradicionais. Esta página tem as bandeiras dos estados brasileiros, cada bandeira tem a sua própria história, contexto e significado.

A bandeira possui uma grande importância, não só como representação, identificação e diferenciação de um determinado grupo, nação ou comunidade. As bandeiras são também símbolos de pertencimento, identidade cultural e, as vezes, histórica. Como são diferentes uma das outras, as bandeiras dos estados brasileiros também cumprem este papel de identificação, seja pelo seu significado ou o contexto histórico em que elas foram criadas.

Abaixo você poderá ver e aprender mais sobre as bandeiras do Brasil e seus estados.


Bandeira do Brasil

Sobre a Bandeira do Brasil

Durante toda a sua história, o Brasil teve 12 bandeiras. A atual Bandeira Nacional foi instituída em 19 de novembro de 1889, pelo decreto número 4, após a Proclamação da República. Sua elaboração foi realizada por Raimundo Teixeira Mendes (positivista), Miguel Lemos (diretor do Apostolado Positivista do Brasil), Manuel Pereira Reis (astrônomo) e Décio Vilares (pintor). Além da Bandeira do Brasil, que todos conhecemos muito bem, existem duas outras bandeiras brasileiras oficiais: a bandeira presidencial e a bandeira vice-presidencial.

Inspirada na antiga Bandeira do Império, que foi desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, a Bandeira do Brasil é formada por um retângulo verde, no qual está inserido um losango amarelo que traz no centro um círculo azul. Dentro do círculo há estrelas brancas (atualmente 27) e uma faixa também branca que contém a frase “Ordem e Progresso”.

A posição das estrelas representa o céu do Rio de Janeiro (capital do Brasil na época em que a bandeira foi elaborada) com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30 de 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República.

Bandeiras do Brasil Antigas

Desde a sua independência, o Brasil tem uma trajetória de bandeiras interessantes, que refletem bem o pensamento dos governadores daquele tempo e a época em que foi criada. Conheça as duas bandeiras que deram origem ao simbolo nacional tão conhecido atualmente.

bandeira imperial do BrasilEsta bandeira foi criada por eu autor foi Jean-Baptiste Debret, e inicialmente não tinha o objetivo de representar a nação, mas o pavilhão pessoal do Príncipe Real do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. No final do ano de 1822, após a independência, o desenho foi usado como simbolo nacional. A bandeira possui alguns elementos bem parecidos com a atual, e com o mesmo simbolismo, mas podemos notar o brasão e a coroa que se diferem, estes elementos são referentes ao império brasileiro. Por mais que tivesse declarado a sua independência, ainda era um governo imperial.

Bandeira republicana brasileiraApós o Brasil se tornar uma república, a bandeira do império precisava ser trocada, pois tinha elementos que não condiziam mais com a realidade do país. A bandeira ao lado foi usada pelo governo provisório durante quatro dias apenas, e é uma versão alternativa da proposta de bandeira de José Lopes da Silva Trovão. A inspiração para o desenho é evidente, a bandeira dos Estados Unidos da América, as treze faixas simbolizavam as treze colônia das Américas e com vinte estrelas dentro de um retângulo azul. A proposta original tinha o retângulo, invés de azul, preto, homenageando a população negra, e as estrelas estavam arranjadas em quatro grupos de cinco.

A evolução da bandeira do Brasil em vídeo

A atual Bandeira Nacional – constituída por um retângulo verde, um losango amarelo, um círculo azul, estrelas brancas e uma faixa com a frase “Ordem e Progresso” – foi instituída quatro dias após ser proclamada a República. Elaborada em conjunto por um pintor, um astrônomo e dois positivistas, a bandeira tornou-se um dos principais símbolos nacionais do Brasil. Um breve resumo de sua história, evolução e o significado dos seus elementos você confere no vídeo abaixo.

Significado das cores e elementos da bandeira do Brasil

  • Verde: simboliza a superioridade das matas brasileiras;
  • Amarelo: representa as riquezas minerais do solo;
  • Azul: representa o céu;
  • Branco: simboliza a paz;
  • Estrelas brancas: representa cada estado brasileiro e o Distrito Federal;
  • A frase “Ordem e Progresso”: influência de Augusto Comte, filósofo francês fundador do positivismo.

No dia 19 de novembro é comemorado em todo o território nacional o Dia da Bandeira. A bandeira do Brasil é um dos símbolos mais importantes do País, devendo ser hasteada em todos os órgãos públicos, escolas, secretarias de governo etc. Seu hasteamento deve ser feito pela manhã e a arriação, no fim da tarde. A bandeira não pode ficar exposta durante a noite, a não ser que seja bastante iluminada. Ao seu lado, em algumas ocasiões, é hasteada a bandeira do estado e a do município.