Criada pelo historiador José Boiteux, a primeira bandeira do estado de Santa Catarina foi instituída oficialmente em 15 de agosto de 1895. Era composta por treze faixas horizontais alternadas em vermelho e branco, representando o número de comarcas do estado. No centro havia um losango verde com 36 estrelas douradas, representando os municípios. A partir de 1937, durante o governo de Getúlio Vargas, foi proibido o uso de símbolos estaduais, o que incluía a bandeira. Só em 1954 o então governador Irineu Bornhausen revitalizou os símbolos do estado de Santa Catarina e alterou o desenho da bandeira.
A atual bandeira de Santa Catarina é composta por um retângulo vermelho com uma faixa branca horizontal ao meio. No centro da bandeira há um losango verde-claro com o brasão do estado no centro.
O brasão é formado por uma estrela branca. À frente dele, uma águia marrom com as asas abertas segura uma chave na garra direita e uma âncora na garra esquerda, cruzando os dois objetos. No peito, a ave traz um escudo com a inscrição “17 de novembro de 1889”. A estrela é envolta por um ramo de trigo à esquerda e um ramo de cafeeiro à direita. Na ponta superior da estrela repousa uma espécie de gorro vermelho, o barrete frígio. Os ramos são unidos por um laço vermelho onde está escrito “Estado de Sta. Catarina”.
SIMBOLISMO
- As cores vermelha e verde representam as cores das vestes de Santa Catarina de Alexandria, padroeira do estado;
- No brasão, o ramo de café simboliza a lavoura do litoral e o ramo de trigo simboliza as lavouras da terra;
- A águia representa as forças produtoras do povo catarinense;
- A inscrição “17 de novembro de 1889” que se lê no escudo no peito da águia refere-se à data da implantação da República em Santa Catarina;
- A chave que a águia segura lembra que o estado é um ponto estratégico de primeira ordem para o Brasil;
- A âncora que a águia segura simboliza a ligação do estado à pesca e à atividade portuária;
- O barrete frígio que repousa na ponta superior da estrela é um tipo de gorro usado pelos habitantes da Frígia, região que ocupava o território que hoje pertence à Turquia. O barrete frígio na cor vermelha simboliza a república, pois faz referência aos franceses que lutaram pela implantação do regime republicano em seu país e que também usavam o acessório dessa cor.