Estados e Capitais do Brasil
 
Distrito Federal

Distrito Federal


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (17 voto(s), média: 3,29 de 5)

O Distrito Federal é uma das 27 unidades federativas do Brasil, e é nele que está localizada Brasília, a capital Federal do Brasil. Diferente dos estados brasileiros, o Distrito Federal não possui municípios, é formado por 31 regiões administrativas. É localizado quase no centro do Brasil, dentro do estado de Goias, com uma pequena divisa de menos de 2 km com Minas Gerais.

O Distrito Federal foi idealizado junto com a transição da capital federal, e a sua história e formação são praticamente a mesma de Brasília. Até a real transição de capital, realizada pelo presidente Juscelino Kubitschek, muitos estudos e planejamentos foram feitos para chegar à localização exata desta unidade federativa.

O único município que existe dentro do território do Distrito Federal é Brasília, as demais regiões administrativas são chamadas de cidades-satélites, e cada uma destas regiões possuem um administrador, o que dá um pouco de autonomia. O Distrito Federal tem características tanto de Estado como de Município, possui um governador, e este que determina os administradores das regiões administrativas, inclusive a de Brasília. A unida federativa possui uma área de quase 5,78 mil km², sendo menor inclusive que Sergipe, o menor estado brasileiro. Dentro desta área estima-se que vivam 2,85 milhões de habitantes, com uma densidade demográfica de 493,4 hab/km², a maior densidade demográfica de todas as unidades federativas.

A unidade federativa está localizada na região do Planalto Central, e o relevo do local é predominantemente plano, com planaltos e planícies. Tem uma altitude entre 600 a 1100 metro acima do nível do mar, e o seu ponto maior está localizado na Serra do Sobradinho, o Pico do Roncador. O cerrado é a vegetação que maior parte da região, e o clima se caracteriza por uma estação quente e úmida, e outra seca e fria.

As maiores atividades econômicas do Distrito Federal são a pecuária e produção de carne, e a Agricultura, permanente e temporária. Outras setores que também tem grande relevância são a produção e distribuição de energia, extração e distribuição de gás natural e a industria de transporte e imóveis. A capital federal, Brasília, também tem bastante importância turística, principalmente por conta de seu valor arquitetônico.

Apesar de muitos confundirem Brasília como sendo, também, a capital do Distrito Federal, esta unidade federativa não possui um município capital, a cidade é apenas sede do governo. Além disso, qualquer pessoa que nasça dentro do território do Distrito Federal é chamada de brasiliense ou candango, independente da região administrativa em que ela nasceu.