Estados e Capitais do Brasil
 
Minas Gerais

Minas Gerais


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (22 voto(s), média: 4,77 de 5)

Minas Gerais é uma das 27 unidades federativas do Brasil, está localizado na Região Sudeste, é o quarto maior estado em área, o segundo com mais habitantes e ainda possui o terceiro maior PIB dos estados brasileiros. O estado possui 853 municípios, e a sua capital é a cidade de Belo Horizonte. É um importante destino para o turismo cultural e histórico, e foi muito conhecida pela mineração de pedras preciosas, e o fato de ter tido uma grande quantidade de minas que o nomes “Minas Gerais” foi escolhida para o local.

Minas Gerais era habitada por índios e alguns poucos que tentavam explorar a região em busca de pedras preciosas, porém apenas no final do Sec. XVII que foram descobertas as riquezas minerais do local, e esse achado é atribuido aos bandeirantes, que desbravavam o país em busca de escravos e pedras preciosas. Em 1708 ocorreu o primeiro conflito na região, já que São Paulo declarava o ouro como sua propriedade. Por conta disso a Coroa Portuguesa criou, em 1709 a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, e em 1720 a Capitania de Minas Gerais, que viria se tornar o atual estado. Com essa capitania, a coroa tinha maior controle de impostos e das riquezas locais.

A inconfidência mineira, um ato que tentou separar a Capitania de MInas Gerais do Estado do Brasil e do domínio português, ocorreu em meados pro final do século XVIII, quando a mineiração já mostrava queda e os impostos começaram a aumentar. Após o esgotamento das jazidas de ouro, a maior parte da população começou a se tornar mais rural. O estado começa a se tornar um grande produtor de café, durante o império e até a republica. O café começa a influenciar não só economicamente o estado e o país, mas também politicamente.

O estado é, em sua maior parte, alto. Tem predominância de planaltos em toda a área, além de possuir alguns dos maiores picos do Brasil. Tem uma altitude média de 900 a 1500 metros acima do mar, porém seu ponto mais alto é o Pico da Bandeira, que chega até 2800 metros de altitude. A maior bacia hidrográfica de Minas é a do São Francisco, que inclusive tem a nascente no estado. Os climas predominantes na região são os subtropicais, tanto de altitude como de inverno seco, e o tropical com inverno seco. A área total do estado é maior que 586,5 km², com uma estimativa de mais de 20,7 mil habitantes, com uma densidade demográfica média de 35,5 hab/km².

Ainda resta muito da ruralidade de minas gerais da velha república, porém as atividades agropecuárias não são as únicas que movimentam a economia do estado. Na agricultura, Minas é destacado pela produção de café, na pecuária, além da carne, a produção de leite também é bem elevada. O segundo setor da economia é caracterizado pela extração de minérios, como ferro e manganês, a industria alimentícia e a automobilísticas também são importantes para a economia do estado. Minas Gerais é um estado que exporta bastante, além de ter grande importância turística.

A cultura de Minas Gerais é bem diversa, algumas comidas típicas e até o sotaque identificam bastante o estado. O queijo minas, o pão de queijo e até mesmo a cachaça que são feitas por lá ganham um bom destaque. As artes cênicas, músicas, literatura e cinema também são representadas, não apenas com eventos como o Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua, mas com grandes espaços, tomando como exemplo o mais antigo da América Latina, O Teatro Municipal de Ouro Preto. Cidades com muita carga histórica e cultural são destinos muito procurados pelos turistas. As belezas naturais também já fazem parte da cultura local, e é muito bem explorada com o ecoturismo nas antigas jazidas de ouro.