Estados e Capitais do Brasil
 

Bandeira do Mato Grosso


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (5 voto(s), média: 2,60 de 5)
  
Bandeira do Mato Grosso

A bandeira do estado do Mato Grosso foi instituída em janeiro de 1890, através do decreto número 2. A bandeira é de autoria do Brigadeiro Antônio Maria Coelho, herói da retomada de Corumbá, barão de Amambaí e primeiro governador do estado após a proclamação da República. Criado 73 dias após a instituição oficial da bandeira do Brasil, o pavilhão mato-grossense é um dos mais antigos do país.

Oficializada em 1890, a bandeira vigorou até outubro de 1929, quando foi abolida através de uma lei do deputado estadual Oliveira Neto. No entanto, em julho de 1947, o desenho original do Brigadeiro Antônio Maria voltou a ser oficial.

O desenho consiste em um retângulo azul. Sobre esse fundo há um losango branco, e dentro dele um círculo verde, numa disposição semelhante à da bandeira Brasileira. Dentro do círculo há uma estrela de cinco pontas amarela cujas pontas tocam a circunferência.

SIMBOLISMO

bandeira do Mato Grosso possui as mesmas cores da bandeira brasileira. Dessa forma, simboliza a integração do estado à nação.

  • O azul representa o céu;
  • O branco simboliza a paz;
  • A estrela amarela representa o ideal republicano, além do ouro e outros minérios encontrados em solo brasileiro. Também remete à estrela Sirius, que, na bandeira do Brasil, simboliza o estado do Mato Grosso;
  • O verde representa a vegetação e a grandeza territorial.

Bandeira da Capital

Vista aérea parcial de Cuiabá/ MT Cachoeira Véu de Noiva - Parque Nacional da Chapada dos Guimarães/ MT Cachoeira Salto Belo - Campo Novo do Parecis/ MT Serra do Roncador - Barra do Garças/ MT Portal da cidade de Poconé/ MT Portal da Rodovia Transpantaneira/ MT