Bandeira do Paraná


Bandeira do Paraná

A bandeira do estado do Paraná foi oficializada no ano de 1892, porém passou por várias alterações até chegar ao modelo utilizado atualmente pelo governo do estado. O primeiro modelo da bandeira foi idealizado pelo cidadão Manuel Correia de Freitas e executado por Paulo Assunção, um artista conhecido da época. Em 1905, o governador Vicente Machado da Silva Lima sancionou a lei que modificou o desenho original. A nova versão da bandeira foi resultado do trabalho de Alfredo Romário Martins, que substituiu a inscrição “Ordem e Progresso” por “Paraná”. Após 18 anos, a bandeira foi abolida por determinação do governador Caetano Munhoz da Rocha.

Em 1937, o então presidente do País, Getúlio Vargas, ordenou que as bandeiras de todos os estados fossem queimadas. Durante os 24 anos seguintes, somente a bandeira do Brasil podia ser erguida no território nacional.

Em 1947 foi eleito um novo governador, Moisés Lupion, que resgatou os símbolos paranaenses, estabelecendo um decreto que definiu a bandeira paranaense da seguinte forma: constituída por um retângulo verde cortado da extremidade superior esquerda à inferior direita por uma faixa diagonal branca. No centro da bandeira, uma esfera azul contém as estrelas do Cruzeiro do Sul em branco. Atravessando a esfera celeste, passando por baixo da estrela superior do Cruzeiro do Sul, há uma faixa branca com a inscrição “Paraná” na cor verde. Circundando a esfera estão dispostos um ramo de pinheiro à direita e um de mate à esquerda.

Desde então, a bandeira do Paraná foi alvo de algumas críticas, estudos e polêmicas. Alguns estudiosos apontam defeitos no simbolismo dos elementos. Na década de 80 foi criada uma comissão que seria encarregada de estudar cuidadosamente os símbolos do estado e sugerir as alterações necessárias na bandeira, entretanto o projeto não foi adiante e o relatório que resultou dessas investigações simplesmente desapareceu. Nos anos seguintes, novos grupos se prontificaram a executar a tarefa, até que em 1990, 43 anos após as últimas alterações, a bandeira do Paraná sofreu novas mudanças.

Por fim, em 2002 o governador Jaime Lerner reestabeleceu os símbolos da bandeira definidos em 1947. Atualmente o estado comemora o dia da sua bandeira em 16 de março, data definida em 2005 por uma lei apresentada pelo deputado estadual Rafael Greca.

SIMBOLISMO

  • A cor verde representa a riqueza natural e a biodiversidade do estado;
  • A esfera azul carrega a representação da constelação do Cruzeiro do Sul;
  • Os ramos ao redor da esfera representam as plantas características do estado, erva-mate e pinheiro-do-paraná.

Bandeira da Capital

Cataratas do Iguaçu/ PR Pico Paraná/ PR Usina hidrelétrica de Itaipu - Foz do Iguaçu/ PR Parque Nacional de Ilha Grande/ PR Vista aérea de Londrina/ PR Autódromo Internacional Ayrton Senna - Londrina/ PR