Estados e Capitais do Brasil
 
Paraná

Paraná


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (10 voto(s), média: 3,10 de 5)

O Paraná é um dos estados do Brasil, ele é o único da Região Sul que tem divisa com algum outro estado de outra região, além de ter fronteira com o Paraguai e a Argentina. O estado tem 399 municípios, entre eles se destacam Londrina, Maringá, Ponta Grossa e a sua capital, Curitiba. O nome do estado vem do rio que delimita o seu território, que por sua vez tem origem na língua geral que descendeu da tupi, e significa “rio”.

O Paraná antes do meio do século XVII se resumia à capitania de São Vicente, e além dos indígenas que viviam na região antes do descobrimento do Brasil, só recebia visitas esporádicas de europeus em busca de madeira e escravos. Por conta de uma promessa de riquezas minerais na região, muitos se aventuraram pela região, mas nem mesmo um especialista em jazidas de ouro conseguiu localizar nada de grande valor. Paranaguá foi a primeira cidade fundada no território que hoje é o Paraná, em 1648. Curitiba se elevou a vila apenas em 1693, e em poucos anos virou o centro urbano da região. O Paraná só se tornou uma província independente no ano de 1853, antes disso estava sempre vinculada a São Paulo.

O paraná é um dos estados mais altos do Brasil, formado em sua maior parte por planaltos. O primeiro, segundo e terceiro planaltos paranaenses são os principais da região, mas o estado também é formado por algumas planícies, como a baixada litorânea. As bacias hidrográficas mais conhecidas na região são a Bacia do rio Paraná e do rio Iguaçu. Quase todo o estado contem um clima subtropical, com verões quentes ou mais amenos. A vegetação do estado pode ser dividida em campos e florestas, sendo esta um tipo de floresta subtropical ombrófila mista. O estado tem 199,3 mil km², com uma população estimada de aproximadamente 11 milhões de habitantes e uma densidade demográfica de 55,6 hab/km².

O paraná tem o quinto maior PIB brasileiro, os setores primários e secundários da economia tem uma contribuição muito importante para essa classificação. Na agricultura e pecuária os produtos mais produzidos são a soja, trigo, milho, bovinos e suínos. O setor industrial se torna cada vez mais importante, não só na região da capital, mas também em outros parques industriais do interior do estado, como o de Ponta Grossa. As industrias com mais destaque são a de vestuário, alimentícia, de madeira e automobilística. O turismo também tem importância comercial, principalmente o eco-turismo. Um dos destinos mais procurados pelos turistas são as Cataratas do Iguaçu.

O paraná é um estado que dá uma grande importância à cultura, além de todas as atrações culturais da capital, outras cidades também tem pontos de cultura muito procurados, seja pelo valor histórico, artístico ou arquitetônico. O Museu de Arqueologia e Artes Populares, em Paranaguá, e a Igreja Matriz de São Luís, na cidade de Guaratuba, são exemplos de locais que tem relativa importância cultural. A culinária típica do Paraná também refletem a cultura local em pratos como o pinhão e o barreado.