Estados e Capitais do Brasil
 

Culinária do Paraná


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (10 voto(s), média: 3,60 de 5)

O Paraná foi ocupado por imigrantes de diferentes países, mas a maior influência veio da imigração européia, sobretudo de poloneses e ucranianos, que além de alguns costumes, trouxeram muitos de seus pratos típicos.

Com a instalação de portugueses e paulistas na região devido à descoberta do ouro em Minas Gerais, do século XVII ao XIX, tinha a pecuária como economia primordial. Assim, consequentemente, grande parte dos pratos paranaenses têm a carne como ingrediente principal. Um bom exemplo disso é o “pierogi” (também chamado de pastel polonês), um prato de origem polonesa que consiste numa massa cozida e recheada com batata e requeijão, e os “bigos”, um prato de carne de porco cozida em pedaços com chucrute (conserva de repolho fermentado).

Barreado

BarreadoCarro-chefe da gastronomia paranaense, o Barreado é feito com cortes menos nobres de carne bovina, como acém e músculo, que, junto com outros ingredientes, são cozidos em uma panela de barro por mais ou menos 12 horas. A panela é “barreada” – vedada – com uma massa de farinha de mandioca e água, evitando que o vapor escape.


Pratos tropeiros

Pratos tropeirosEntre os séculos XVIII e XIX, o Paraná passava pelo auge do tropeirismo, que consistia no transporte de gado e mercadorias entre longas distâncias, tarefa que era realizada por tropas de cavaleiros. Eram transportados alimentos como charque, milho, farinha de mandioca, toucinho, arroz e feijão. A partir destes ingredientes eram feitas misturas na hora das refeições, que acabaram se tornando pratos típicos, como o arroz de carreteiro e o feijão tropeiro.


Pinhão

PinhãoO pinhão é uma semente altamente versátil. Originário das araucárias, pode ser servido não só assado, mas também figura como ingrediente indispensável em várias receitas paranaenses, como, por exemplo, o nhoque de batata com carne de panela e pinhão.


Churrasco de chão

Churrasco de chãoO churrasco pode ser um conhecido gaúcho, mas foi no Paraná que ele ganhou variedade. Esse costume de cozinhar a carne em um buraco vem desde os índios que viviam na região da cidade de Campo Mourão. Era uma forma de evitar queimadas e manter a carne boa por mais tempo. Como acompanhamentos são servidos pirão, arroz branco e salada.


Boi no rolete

Boi no roleteConsiste no preparo do boi de cerca de 250 a 350 quilos praticamente inteiro, já limpo, sem a cabeça e partes internas. Espetado e colocado em grandes churrasqueiras, o boi permanece assando por mais de 12 horas. A carne do animal é servida acompanhada de saladas verdes, maioneses e cucas.


Leitão maturado

Leitão maturadoA Festa do Leitão Maturado é umas das maiores festas gastronômicas do estado. O prato principal consiste na carne suína, que recebe o preparo de maturação — processo que antecede a defumação — e logo depois é assada em grelhas sobre a brasa. Seus acompanhamentos são arroz branco, creme de milho, farofa e saladas variadas.


Cataratas do Iguaçu/ PR Pico Paraná/ PR Usina hidrelétrica de Itaipu - Foz do Iguaçu/ PR Parque Nacional de Ilha Grande/ PR Vista aérea de Londrina/ PR Autódromo Internacional Ayrton Senna - Londrina/ PR