Estados e Capitais do Brasil
 

Rio de Janeiro


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (4 voto(s), média: 4,25 de 5)

O Rio de Janeiro é a cidade capital do estado de mesmo nome. Muitas vezes chamada apenas de Rio e conhecida por seus cidadãos como “Cidade Maravilhosa”, esta capital é a cidade brasileira mais conhecida fora do país e a maior rota de turismo internacional brasileiro. Parte da cidade foi tombada como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO. O município é um grande centro econômico também, contendo o segundo mais PIB das cidades Brasileiras. Foi a capital do Brasil antes de Brasília, o nome da cidade se dá por conta da Baía de Guanabara, que foi descoberta por Gaspar de Lemos em janeiro de 1502.

A região da Baía de Guanabara foi descoberta no ano de 1502 pelos portugueses, porém em 1555 os franceses invadiram a área, e se aliaram com os índios locais, tupinambás. Para enfrentar a ameaça francesa, os portugueses se aliaram com uma tribo indígena rival, os temiminós. E em 1567, apenas, os franceses foram completamente expulsos da região do Guanabara. Após a descoberta das jazidas de ouro em Minas Gerais, Rio de Janeiro começou a ter cada vez mais importância, e em 1763 a Capital do Brasil colonial foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, e após a independência, continuou se mantendo como capital do império.

A cidade se localiza nas margens da Baía de Guanabara, seu relevo é, em maior parte, formado por planícies aluviais, mas a cidade também conta com montanhas e morros. Algumas formações geográficas são cartões postais da cidade, destacando principalmente o Pão de Açúcar, Pedra da Gávea e o Corcovado, onde se localiza o Cristo Redentor. O clima da cidade é o tropical atlântico por conta de sua localização no litoral. A área do município alcança cerca de 1.200 km², e é estimado que a população da cidade chegue a 6,45 milhões de habitantes. A densidade demográfica do Rio de Janeiro é, em média, de 5,3 mil hab/km².

A economia do Rio de Janeiro é uma das principais do Brasil, sendo a cidade com o segundo maior PIB no Brasil, além deestar entre as 50 maiores do mundo. O Rio cedia três das principais empresas de mineração e energia multinacionais, Petrobras, Vale e o Grupo EBX. A extração de recursos naturais é muito importante para a economia da cidade, mas o setor industrial também tem bastante força, além de algumas industriais multinacionais, a produção naval é um dos grandes pontos a mais para a cidade.

O turismo também é uma das atividades econômicas que trazem bastante capital para a cidade, principalmente por conta do Rio de Janeiro ser a maior atração turística internacional do Brasil, e a cidade brasileira mais conhecida fora do país. Além das belas praias e belezas naturais, o Cristo Redentor, e o Bondinho, o Rio tem fama por sua noite badalada. O turismo cultural também é muito comum, uma vez que a cidade já foi uma das capitais do Brasil por tanto tempo. Ainda há resquícios da arquitetura colonial que chamam bastante a atenção de alguns turistas.

Em relação a cultura, o que mais se destaca na cidade do Rio de Janeiro são os grandes eventos culturais, tais como: Carnaval, Festival Internacional de Cinema, Bienal do Livro e até o Réveillon. A cidade é um dos principais palcos para atrações internacionais, como foi o caso do show dos Rolling Stones na praia de Copacabana.