Estados e Capitais do Brasil
 
Rio de Janeiro

Rio de Janeiro


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (14 voto(s), média: 4,00 de 5)

O Rio de Janeiro é uma das é uma das 27 unidade federativas do Brasil, sendo a terceira mais populosa, com mais de 8% de habitantes brasileiros em sua área. O estado também é o quarto menor das unidades federativas, atrás apenas de Alagoas, Sergipe e o Distrito Federal, que são respectivamente o terceiro, segundo e primeiro menores em área. Possui 92 municípios, e entre estes a cidade do Rio de Janeiro é a sua capital. Além da importância econômica, o Rio de Janeiro é um centro para o turismo internacional.

O território que hoje pertence ao Rio de Janeiro pertencia à Capitanias Hereditárias de São Tomé e São Vicente na época logo após o descobrimento do Brasil. Como os índios da região eram muito hostis, a colonização foi falha, o que deu abertura para os franceses se apoderarem do local. Em 1565 foi fundada a cidade do Rio de Janeiro, com objetivo de evitar a invasão francesa, e se formou a Capitania Real do Rio de Janeiro. No ano de 1763 o Rio de Janeiro passou a ser sede do Vice-reino português, e após a transferência da coroa portuguesa para o Brasil, o estado começou a se desenvolver cada vez mais.

O bioma mais presente originalmente na região do Rio de Janeiro era o de Mata Atlântica, e seu relevo é formado em maior parte por montanhas e baixadas. Possui uma das maiores costas do Brasil. O principal rio do estado é o Paraíba do Sul, mas o Itabapoana, rio que delimita a divisa com o Espírito Santo, também tem sua importância. O clima predominante na região é o tropical, que pode ser dividido em dois subgrupos, o de baixadas e o de altitudes. O Rio de Janeiro tem uma área total maior que 43,78 mil km², com uma estimativa de 16,47 milhões de habitantes em média, o que leva a uma densidade de 376 hab/km² mais ou menos.

Apesar de seu passado na agricultura, em especial com o café, o Rio de Janeiro tem sua importâncias econômica hoje em dia voltadas para a prestação de serviços e para o setor econômico. Turismo de diversos tipos, telecomunicações e T.I. são algumas das atividades de mais destaque, seguidas pela industria, em especial a de energia, metalúrgica, naval e automobilística. O estado possui o segundo maior PIB do Brasil, perdendo apenas para o estado de São Paulo.

A maior fonte cultural do estado está localizada na capital fluminense. Os eventos que acontecem na cidade de Rio de Janeiro, como o carnaval, além de grandes atrações turísticas, são marcos da cultura. Outras cidades, como Niterói, também tem locais que trazem um pouco de cultura para a população, como o Museu de Arte Contemporânea da cidade, projetado por Oscar Niemeyer.