Estados e Capitais do Brasil
 
Alagoas

Alagoas


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (18 voto(s), média: 4,06 de 5)

Alagoas é o segundo menor estado do Brasil se tratando da área de seu território. Com um pouco mais de 27.770 mil km², é maior apenas que o estado de Sergipe. O estado tem 102 municípios, o que também revela a sua pouca área, e a sua capital é a cidade de Maceió. Atualmente, Alagoas é um dos principais produtores de coco e cana-de-açúcar e também é conhecido pelo seu litoral rico em beleza.

A palavra “alagoas” tem uma etimologia muito complexa, com pontos no latim e no francês, mas de acordo com o Dicionário Aurélio, Alagoas é uma palavra derivada de “lagoa”. Não é apenas a origem do nome do estado que é complexo, a sua história também tem muitos pontos importantes. Alagoas já foi parte da capitania de Pernambuco, e apenas em 1871 conseguiu estabelecer a sua autonomia como estado. As invasões holandesas também afetaram Alagoas, enquanto ainda fazia parte de Pernambuco, e quando expulsaram os invasores, em 1645 a economia na região entrou em crise.

Durante as invasões holandesas, ocorreu uma grande fuga dos escravos negros que trabalhavam nas fazendas e plantações, piorando ainda mais a situação para a economia, que era escravista na época. Apenas com a destruição do quilombo dos Palmares que os negros escravos foram dominados novamente.

A maior parte do território de Alagoas está abaixo de 300 metros acima do mar, o que faz com que a forma de relevo mais predominante seja a planície, principalmente pelo estado ser pequeno e bem litorâneo. Porém o território alagoano também conta com colinas e morros, e a parte mais alta é o Planalto da Borborema. O clima no estado de Alagoas se divide entre o interior e o litoral. No interior o clima predominante é o semiárido, também conhecido como sertão, e as estações do ano são todas definidas pelos períodos de chuvas. A hidrografia do estado está dividida entre rios que desaguam no Atlântico e afluentes do Rio São Francisco.

Alagoas tem cerca de 119 hab/km², é um estado bastante povoado e tem um IDH médio. São diversos os setores econômicos que se destacam no estado. No setor primário, a agricultura é uma das principais fontes econômicas, principalmente com a produção de coco e cana-de-açucar. A produção de Sal-gema e a extração de gás-natural também são atividades importantes. O turismo tem grande destaque no cenário estadual, principalmente por suas belezas naturais, como o Planalto da Borborema, e o seu litoral.

A cultura alagoana tem muita ligação com os outros estados nordestinos. Tem influências holandesas graças as invasões, mas principalmente portuguesa e dos negros escravos que foram trazidos. A maior parte da população se considera parda, mas também há uma parte com descendências de ameríndios.