A atual bandeira do estado de Alagoas foi instituída por meio da Lei Estadual de número 2.628, em 23 de setembro de 1963. O retângulo é dividido em três faixas verticais de mesmo tamanho, sendo a da esquerda na cor vermelha, a do centro branca e a da direita azul.
No centro da bandeira, sobre a faixa branca, há um brasão que traz na parte superior três peixes brancos sobre um fundo azul. A parte inferior do escudo é divida verticalmente em duas metades. A esquerda contém, sobre um fundo branco, a silhueta de dois morros vermelhos de onde se ergue uma torre de pedra também vermelha. Abaixo do morro, linhas espessas e sinuosas azuis. A metade direita contém linhas sinuosas de mesma espessura, brancas e azuis, alternadamente. Dois ramalhetes verdes envolvem o brasão: o da esquerda representa a cana-de-açúcar e o da direita simboliza um ramo de algodoeiro. Acima do brasão está centralizada uma estrela de prata de cinco pontas.
SIMBOLISMO
As cores vermelha, branca e azul da bandeira de Alagoas fazem referência à bandeira da França e representam os ideais revolucionários “Liberdade, igualdade e Fraternidade”.
- O brasão traz representações das três primeiras vilas do estado, as vilas de Alagoas, Porto Calvo e Penedo. A seguir, os significados de cada elemento: Os três peixes posicionados na parte superior do brasão são tainhas e representam as três principais lagoas do estado: Mundaú ou do Norte, Manguaba ou do Sul e Lagoa de Jequiá. Também fazem referência à pesca, uma das maiores fontes de riqueza da região, além de simbolizarem a antiga Vila das Alagoas, que atualmente é o município de Marechal Deodoro;
- Na parte inferior do brasão, a metade esquerda representa Penedo e a metade direita representa Porto Calvo;
- Os ramalhetes verdes representam outras duas importante atividades econômicas do estado: o cultivo da cana-de-açúcar e do algodão;
- A estrela de prata de cinco pontas é parte da tradição brasileira de elaboração de brasões. Posta no alto do escudo, faz referência à estrela que representa o estado de Alagoas na bandeira do Brasil. Também remete ao hino do estado, demonstrando Alagoas como uma “estrela radiosa que reluz ao sorrir das manhãs”.