
Um dos principais símbolos do estado de Rondônia, a bandeira do estado foi instituída pelo decreto de número 7, em dezembro de 1981. O desenho foi escolhido por meio de um concurso público e o arquiteto porto-velhense Sílvio Carvajal Feitosa teve sua proposta aceita. Composto pelas quatro cores da bandeira do Brasil, o pavilhão sintetiza o processo de criação do novo estado exaltando as riquezas vegetais e minerais da região.
A bandeira de Rondônia é dividida horizontalmente em duas metades. A metade superior é azul. Sobre ela, centralizada (em relação à horizontal), há uma estrela de cinco pontas branca. As pontas inferiores ultrapassam o limite da parte azul, invadindo a metade inferior da bandeira. Por sua vez, a metade inferior é divida em três partes: a maior delas é um triângulo isósceles verde cujos vértices são as extremidade inferiores da bandeira e o ponto de encontro entre as pontas inferiores da estrela; as outras duas partes são os triângulos amarelos que “sobram” entre o triângulo verde e a metade azul da bandeira.
SIMBOLISMO
Na bandeira de Rondônia:
- O verde representa as matas;
- O amarelo, as riquezas minerais;
- O azul, o céu rondonense;
- O branco, a paz;
- A estrela remete a Wezen (nome de origem árabe que significa “peso”), estrela que na bandeira do Brasil simboliza o estado de Rondônia.