Estados e Capitais do Brasil
 

Bandeira de Rondônia


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (7 voto(s), média: 3,71 de 5)
  
Bandeira de Rondônia

Um dos principais símbolos do estado de Rondônia, a bandeira do estado foi instituída pelo decreto de número 7, em dezembro de 1981. O desenho foi escolhido por meio de um concurso público e o arquiteto porto-velhense Sílvio Carvajal Feitosa teve sua proposta aceita. Composto pelas quatro cores da bandeira do Brasil, o pavilhão sintetiza o processo de criação do novo estado exaltando as riquezas vegetais e minerais da região.

bandeira de Rondônia é dividida horizontalmente em duas metades. A metade superior é azul. Sobre ela, centralizada (em relação à horizontal), há uma estrela de cinco pontas branca. As pontas inferiores ultrapassam o limite da parte azul, invadindo a metade inferior da bandeira. Por sua vez, a metade inferior é divida em três partes: a maior delas é um triângulo isósceles verde cujos vértices são as extremidade inferiores da bandeira e o ponto de encontro entre as pontas inferiores da estrela; as outras duas partes são os triângulos amarelos que “sobram” entre o triângulo verde e a metade azul da bandeira.

SIMBOLISMO

Na bandeira de Rondônia:

  • O verde representa as matas;
  • O amarelo, as riquezas minerais;
  • O azul, o céu rondonense;
  • O branco, a paz;
  • A estrela remete a Wezen (nome de origem árabe que significa “peso”), estrela que na bandeira do Brasil simboliza o estado de Rondônia.

Bandeira da Capital

Vista aérea parcial de Porto Velho/ RO Praça e Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré - Porto Velho/ RO Forte Príncipe da Beira - Costa Marques/ RO Museu Histórico Municipal de Guajará-Mirim, antiga estação final da ferrovia Madeira-Mamoré - Guajará-Mirim/ RO