Símbolo oficial do estado, a bandeira do estado do Maranhão foi instituída em dezembro de 1889, pelo decreto de número 6. Idealizada e criada pelo poeta Joaquim de Sousa Andrade (Sousandrade), que claramente se inspirou no pavilhão dos Estados Unidos da América, a bandeira maranhense é composta por nove listras em sentido horizontal, quatro brancas, três encarnadas e duas pretas, intercaladas. Traz um quadrado azul no canto superior esquerdo e, no centro desse quadrado, um estrela branca. O quadrado azul ocupa um terço do comprimento e a metade da largura do retângulo total. A faixa governamental, que também é um símbolo estadual, segue as cores da bandeira.
SIMBOLISMO
As listras nas cores vermelha, preta e branca simbolizam a fusão étnica que originou o povo brasileiro. O simbolismo das cores da bandeira do maranhão é o seguinte:
- Vermelha – representa os índios;
- Branca – representa o europeu, essencialmente o português;
- Preta – representa o africano.
No canto superior esquerdo, o quadrado azul representa o céu maranhense, tal como na bandeira do Piauí. A estrela branca de cinco pontas, contida no quadrado, remete a Acrab, estrela da constelação de escorpião que, na bandeira do Brasil, simboliza o estado do Maranhão.