Estados e Capitais do Brasil
 

São Luís


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (4 voto(s), média: 5,00 de 5)

São Luís é a capital do Maranhão, também é conhecida como “Cidade dos Azulejos” e “Ilha do Amor”. O município está localizado na ilha Upaon-Açu, e é uma cidade litorânea. É um grande ponto turístico e de conexão até outras atrações do estado, como os lençóis maranhenses. Sua história é complexa, pois três diferentes nações europeias marcaram o passado da cidade. O nome é uma homenagem ao antigo rei da França Luís XIII, mas passou a se referir ao rei Luís IX, que também era conhecido como “São Luís Rei da França”.

A região que era ocupada inicialmente por indígenas nativos foi colonizada por portugueses. Em 1612, o francês Daniel de La Touche chegou à região para fundar uma colônia francesa nos trópicos. Aliados aos índios conseguiram vencer os portugueses que queriam retomar a região. Apenas em 1615 os lusitanos conseguiram expulsar os franceses da região. No ano de 1641, holandeses que também já haviam invadido outras cidades nordestinas como Salvador, Recife e Olinda, chegaram na região amedrontando os cidadãos da cidade. A ocupação durou 3 anos e em 1644 os holandeses foram expulsos do local. A cidade expandiu-se principalmente pela produção de cana-de-açúcar, cacau, tabaco e algodão, a industria têxtil também aumentou a economia local.

O município tem uma área com cerca de 828 km², e é composta, em sua maior parte, por planícies, alagados, dunas e praias estendida. A região é basicamente uma planície litorânea, principalmente por ser localizado em uma ilha. Estima-se que há mais ou menos 1,06 milhões de habitantes na cidade, com uma densidade demográfica de 1128 hab/km² em média. O clima é normalmente quente e úmido, com períodos de secas.

A capital maranhense tem um grande destaque para a industria dos mais diversos tipos, além das grandes empresas localizadas na cidade, sua localização estratégica entre as regiões Norte e Nordeste do Brasil é um atrativo a mais para a instalação industrial. O turismo também é uma grande fonte de dinheiro para a cidade, principalmente por seu centro histórico e as praias. As atividades de prestação de serviço e comercio também tem participação importante na economia.

A cultura da cidade é muito forte, uma das manifestações mais marcantes é o bumba-meu-boi, que mistura tradições africanas com indígenas. Além disso, a arquitetura de época portuguesa também é uma grande manifestação do passado histórico da cidade, e por conta disso foi tombada como patrimônio cultural da humanidade. Aluísio de Azevedo, Graça Aranha e Gonçalves Dias são alguns dos autores que nasceram na cidade, e por conta dos romances e poemas que foram produzidos nela, ficou conhecida como “Atenas brasileira”. Mas a Grécia não é o único país que a capital maranhense representa, por conta da grande repercussão que o ritmo do reggae teve, São Luís também chamada de “Jamaica brasileira” ou de “Capital Brasileira do Reggae”. Em 2012 foi eleita como a Capital Americana da Cultura.

O turismo na cidade de São Luís do Maranhão pode ser feito com vários focos. As praias da cidade são uma grande atração para alguns turistas que querem curtir um bom clima perto do mar, a Praia de Ponta D’Areia é um exemplo. Outro tipo de Turismo é o histórico e cultural, o centro histórico da cidade é rico em museus, teatro, galerias e catedrais, além de atrair pela arquitetura. A Catedral de São Luís do Maranhão, Palácio de La Ravardière e Teatro Artur Azevedo são exemplos de pontos turísticos da cidade.