Estados e Capitais do Brasil
 

Bandeira de Roraima


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (4 voto(s), média: 3,00 de 5)
  
Bandeira de Roraima

A bandeira do estado de Roraima foi projetada pelo artista Mário Barreto e regulamentada por uma lei estadual em 14 de junho de 1996. Até o ano de 1986, o estado de Roraima possuía uma bandeira muito diferente da atual. A antiga bandeira era formada por três faixas horizontais proporcionais, na sequência vermelho, branco e vermelho. No canto superior esquerdo havia um retângulo de cor azul com uma estrela branca de cinco pontas ao centro.

A atual bandeira de Roraima é composta por um retângulo dividido por três faixas diagonais, seguindo da esquerda para a direita e de baixo para cima. Da esquerda para a direita, as cores das faixas são azul, branco e verde. Na parte inferior da bandeira encontra-se uma estreita faixa vermelha, e sobre ela, centralizada na bandeira, há uma estrela amarela de cinco pontas com proporções que ultrapassam as medidas da faixa branca central.

SIMBOLISMO

As cores da bandeira de Roraima representam a integração do estado com o Brasil. A seguir, o significado de cada cor:

  • A cor verde representa as densas matas e cerrados encontrados no território do estado, bem como as demais riquezas naturais;
  • O branco significa a paz e a esperança do povo;
  • O azul representa o céu roraimense e o ar puro do estado;
  • A faixa vermelha simboliza a Linha do Equador, que passa pelo território de Roraima;
  • A cor amarela da estrela simboliza a grande riqueza mineral.

A grande estrela amarela no centro da bandeira é a representação da estrela de Muliphem, estrela de quarta grandeza que, na bandeira do Brasil, simboliza o estado de Roraima.


Bandeira da Capital

Monte Roraima Sítio Arqueológico da Pedra Pintada - Vila Colonial de Cocais/ RR Lago do Ricardinho - RR