Estados e Capitais do Brasil
 

Boa Vista


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (9 voto(s), média: 3,67 de 5)

Boa Vista é a capital de Roraima e a sua cidade mais populosa, com mais da metade de toda a população do estado. Boa Vista é, também, a capital mais afastada de Brasília, mais ao norte, e a única que não tem território no hemisfério sul. Planejada pelo engenheiro civil Darcy Aleixo Derenusson durante os anos 1944 a 1946, a área urbana tem um formato parecido com o de um leque, tentando resgatar as ruas de Paris, na França. Todas as principais avenidas se juntam em um mesmo ponto, a Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco, centro comercial, cultural e administrativo.

A cidade de Boa Vista foi fundada em 1830, pelo capitão Inácio Lopes de Magalhães, e sua origem foi de uma das grandes fazendas de gado que existiam na proximidade da bacia do rio Branco. A cidade começou a crescer bastante a partir de 1943, quando se tornou capital do antigo Território Federal do Rio Branco, e com as atividades de garimpo.

A capital tem uma área superior a 5.000 km², sendo um pouco mais de 25% do território municipal terras indígenas. O relevo do local é predominantemente plano, e a cidade é localizada nas margens do Rio Branco. O clima de Boa Vista é o tropical úmido, caracterizado por verões com chuvas e invernos mais secos. A cidade esta a apenas 2º da linha do equador, e as suas temperaturas podem chegar até 34ºC.

A cultura local tem muita influência indígena e nordestina, e isso se manifesta desde a música popular, com o forro, até o artesanato e culinária. Mas a cidade não se limita apenas a esses tipos de manifestações culturais, há também espaços para fãs e artistas de MPB, Rock, Heavy Metal e Hardcore.

Apesar do forte ecoturismo que é feito no estado de Roraima, a capital também tem pontos para agradar os seus visitantes. Tais como a Orla Taunaman, um local boêmio e calmo, a Praça das Águas e o Portal do Milênio. Há também diversos outros atrativos que movimentam o turismo local.