Estados e Capitais do Brasil
 

Bandeira do Piauí


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (17 voto(s), média: 3,29 de 5)
  
Bandeira do Piauí

A bandeira do estado do Piauí foi oficialmente adotada em 24 de julho de 1922 e alterada após 83 anos, em 17 de novembro de 2005. O desenho atual é formado por um retângulo contendo treze listras horizontais, sete verdes e seis amarelas, alternadamente. No canto superior direito há um retângulo azul contendo uma estrela branca de cinco pontas no centro e na parte inferior a inscrição “13 de Março de 1823”, acrescentada na alteração de 2005.

SIMBOLISMO

As cores encontradas na bandeira do Piauí são as mesmas presentes na bandeira do Brasil, portanto representam a integração do estado à nação brasileira. Cada cor possui um significado específico:

  • A cor amarela representa as riquezas minerais, principalmente o ouro;
  • A cor verde representa o sentimento de esperança vivo no povo piauiense, assim como as riquezas naturais do estado;
  • A estrela branca de cinco pontas dentro do retângulo azul é a mesma presente na representação do Piauí na bandeira do Brasil, a estrela Antares. Integrante da constelação de Scorpius, Antares é quase 800 vezes maior que o Sol. Na bandeira do Piauí, essa é estrela que simboliza o brilho do estado;
  • A inscrição “13 de março de 1823” remete a uma importante data na história do Brasil. A Batalha do Jenipapo, que ocorreu nessa data, foi um dos marcos da luta do País pela independência. Ocorrida às margens de um riacho chamado Jenipapo, a batalha teve piauienses, maranhenses e cearenses combatendo o batalhão do Major João José da Cunha Fidié, encarregado de manter o norte da colônia fiel à Coroa Portuguesa.

Bandeira da Capital

Rio Poti - Teresina/ PI Portal do município de Castelo do Piauí Igreja matriz do município de Castelo do Piauí