Estados e Capitais do Brasil
 

Teresina


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (4 voto(s), média: 4,00 de 5)

Teresina é a capital da unidade federativa do Piauí, e é a única capital nordestina que não é banhada pelo oceano atlântico. Sua qualidade de vida é um destaque, sendo a terceira melhor capital nesse quesito em todo norte-nordeste. É a terceira cidade do mundo em incidência de descargas elétricas. Também é conhecida como “Cidade Verde” por conta do poeta Coelho Neto, que dei esse apelido à cidade graças as suas ruas arborizadas.

A cidade de Teresina foi criada com o objetivo de se tornar a capital da província do Piauí, foi a primeira capital brasileira inteiramente planejada para substituir outra capital já existente. Oeiras, a antiga capital, perdeu seu posto no ano de 1852. Boa parte da população de Oeiras não foi a favor da mudança na época, mas o prefeito da cidade concordou com os ideais mudancistas. Um fato interessante sobre Teresina é o bairro do Poti Velho, as margens do rio Poti, era uma antiga vila formada por pescadores que ficava entre Oeiras e Parnaíba. Esta vila existiu a cerca de 100 anos antes da capital, e só foi incorporado como bairro no meio do século XX.

A capital é banhado por dois rios grandes, o Parnaíba e o Poti, os dois fazem parte da bacia hidrográfica do Parnaíba. O relevo da cidade é, em sua maioria, plano, com uma altitude média de 72 metros acima do mar, há também uma região de morros. O clima de Teresina é o tropical semi-úmido, com chuvas no verão e outono e mais seco no inverno e primavera. A cidade possui uma área de 1.392 km², com uma estimativa de 840 mil habitantes aproximadamente, o que deixa a cidade com uma densidade demográfica média de 604 hab/km².

A economia de Teresina é uma das maiores do nordeste, estando entre os 10 melhores PIB da região. As atividades econômica que tem bastante destaque são as prestações de serviço, e o comercio varejista e atacado. A industria também tem uma participação relativa na economia da capital, em especial a têxtil. Há também algumas industrias de bicicletas, medicamentos, bebidas e moveis. Outra atividade importante é o turismo, alguns pontos da cidade chamam a atenção por seu caráter turístico, o Museu do Piauí e a Central de Artesanato Mestre Dezinho são exemplos.

A cultura da cidade, assim como a de todo o nordeste, é bem característica. Além de elementos europeus, indigenas e africanos, ainda criou-se uma parte da cultura por conta da caatinga, bioma existente na região. Alguns pratos típicos e o artesanato são algumas das manifestações mais comuns. A cultura na capital do Piauí, entretanto, vai muito além disso. Eventos como o Corso de Teresina e o próprio Carnaval também tornam a cidade única. A arquitetura antiga e os museus sempre agregando história à capital, além dos centros culturais, como a Casa da Cultura de Teresina. Teresina ainda é o berço de Torquato Neto, poeta tropicalista.


Estado

Piauí

Piauí

DDD

86