Estados e Capitais do Brasil
 

Bandeira da Paraíba


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (14 voto(s), média: 3,64 de 5)
  
Bandeira da Paraíba

A primeira bandeira do estado da Paraíba era formada por seis listras horizontais verdes e, entre elas, cinco listras horizontais brancas. No centro havia um círculo, um escudo rodeado por estrelas, uma grande estrela no topo e, dentro do escudo, a data de fundação da cidade de João Pessoa, até então conhecida como Cidade da Parahyba.

Em 1930, 15 anos após sua criação, a antiga bandeira foi substituída. A nova bandeira foi adotada pela Aliança Liberal, esquema político que surgiu para fazer frente à Política do Café com Leite. Ela possui duas faixas posicionadas na vertical, uma preta e outra vermelha. A faixa preta fica à esquerda e ocupa um terço da bandeira, enquanto a faixa vermelha, à direita, ocupa dois terços. No centro da faixa vermelha encontra-se a palavra “NEGO”, em letras maiúsculas e brancas.

SIMBOLISMO

  • A cor vermelha, que ocupa a maior parte da bandeira, representa a cor do movimento político chamado Aliança Liberal;
  • A cor preta representa o luto da Paraíba pela morte do então governador e candidato à vice-presidência do Brasil, João Pessoa.

A palavra NEGO é a conjugação do verbo negar na primeira pessoa do singular do presente do indicativo. A palavra registra um fato ocorrido na década de 30, durante a Política do Café com Leite. Representantes de Minas Gerais e São Paulo revezavam na presidência do país, até São Paulo quebrar o acordo e indicar outro candidato paulista, Júlio Prestes, à presidência. Ao saber disso, João Pessoa negou seu apoio à candidatura de Prestes.  O ato foi formalizado através de um telegrama enviado ao governo federal.  O governador da Paraíba passou então a apoiar a candidatura do gaúcho Getúlio Vargas, de quem era candidato à vice-presidência. Embora seja pouco provável que João Pessoa tenha proferido a palavra “nego” naquela ocasião, o termo tornou-se símbolo da insatisfação paraibana com a Política do Café com Leite.


Bandeira da Capital

Vista aérea de João Pessoa/ PB Centro histórico de João Pessoa e Rio Sanhauá/ PB Vista aérea de Campina Grande/ PB Vista aérea do Maior São João do Mundo - Campina Grande/ PB Letreiro na cidade de Cabaceiras, a Roliúde Nordestina/ PB Lajedo de Pai Mateus - Cabaceiras/ PB