Estados e Capitais do Brasil
 

João Pessoa


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (6 voto(s), média: 3,67 de 5)

A capital do estado da Paraíba é a cidade de João Pessoa. Graças à sua privilegiada localização, o ponto mais oriental das Américas, a cidade é conhecida como Porta do Sol, o lugar do continente americano onde o sol nasce primeiro. É considerada a terceira capital mais antiga do Brasil, fundada em 1585 com o nome de “Nossa Senhora das Neves”.

Localizada na Ponta do Seixas, a cidade possui clima intertropical quente e úmido. Existe uma baixa variação de temperatura durante o ano, com duas estações definidas pelos índices pluviométricos. A capital paraibana possui cerca de 20 km de extensão litorânea, nove praias somente na capital, sem contar a região metropolitana. Dentre elas, destacam-se pela busca turística e pelo desenvolvimento de esportes as praias de Tambaú e Manaíra, ambas pontos turísticos da cidade. João Pessoa é uma das capitais brasileiras que possui um forte apelo turístico, e o governo municipal investe principalmente na qualidade de vida, tornando-a um dos principais atrativos do lugar. Segundo a organização International Living, João Pessoa está entre as melhores cidades no mundo para desfrutar a aposentadoria.

Em 1992, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento nomeou João Pessoa como a segunda capital mais verde do mundo, perdendo somente para Paris, na França. A cidade possui duas grandes reservas de Mata Atlântica: uma localiza-se no Bairro Central do Róger, denominada Parque Arruda Câmara; a outra reserva é a Mata do Buraquinho, que possui mais de 500 hectares de floresta intocada e é localizada em um dos maiores reservatórios que abastecem a cidade.

João Pessoa é a cidade mais populosa do estado da Paraíba, são cerca de 750 mil habitantes. Outros dez municípios formam a sua região metropolitana, acrescentando cerca de 350 mil habitantes à sua população total. A maior parte da população é formada por pardos e pouco mais de 60% dos habitantes se declaram católicos.

O município possui a maior economia da Paraíba, sendo responsável por mais de 30% do PIB do estado. O turismo e o comércio são os principais responsáveis pela economia da cidade, mas ainda assim João Pessoa possui o maior parque industrial do estado, com grandes empresas de nível internacional.