Estados e Capitais do Brasil
 

Bandeira do Ceará


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (2 voto(s), média: 3,50 de 5)
  

Em 1922, o então presidente Justiniano de Serpa instituiu a bandeira do estado do Ceará, formada por um retângulo verde e um losango amarelo, semelhante à bandeira do Brasil. No centro do losango há um círculo branco que traz o escudo do Ceará no centro. Essa formação passou a ser a bandeira oficial do estado, substituindo a bandeira criada por João Tibúrcio Albano, que não possuía o círculo branco, apenas o brasão do estado.

O decreto de Justiniano foi modificado em 1967 por uma lei sancionada pelo governador Plácido Aderaldo Castelo. Junto ao historiador Raimundo Girão, então secretário da Cultura, o governador instituiu proporções para a bandeira, determinando as medidas exatas de cada componente e as distâncias entre eles. Com isso, a aparência original da bandeira foi alterada.

SIMBOLISMO

Além do brasão do estado, a bandeira cearense traz as cores branca, amarela e verde, que também estão presentes na nossa Bandeira Nacional. As cores representam a integração do estado com o Brasil. Cada cor possui um significado específico:

  • O verde representa as matas;
  • O amarelo simboliza as riquezas minerais, mais precisamente o ouro;
  • A cor branca representa a paz.

O brasão que se encontra ao centro é formado por um escudo fendido de cor verde, onde estão dispostos alguns símbolos. Na área verde do lado esquerdo há sete estrelas brancas representando as mesorregiões do estado. A elipse na área interna do brasão é dividida ao centro por uma linha horizontal. Na parte superior, à esquerda, encontra-se um desenho do sol atrás do farol do Mucuripe; à direita, a serra e o pássaro. A metade inferior traz o mar e a jangada à esquerda e o sertão e a carnaúba à direita. Essa simbologia representa os quatros elementos da natureza: fogo, ar, água e terra. Sobre o brasão está disposta a figura de uma fortaleza antiga na cor de ouro, com cinco merlões no topo, representando o povo cearense e sua força.


Bandeira da Capital

Vista aérea da Praia do Futuro - Fortaleza/ CE Falésia na praia de Canoa Quebrada / CE Pedra Furada - Jericoacoara/ CE