Conhecido por suas belas praias, lugares lindos, como Jericoacoara e a sua capital, Fortaleza, o Ceará também tem uma culinária que chama a atenção. Muitos dos seus pratos são comuns em outros estados nordestinos, porém o estado possui alguns sabores bem únicos, seja por conta de suas receitas típicas ou pelo modo de preparo. Veja alguns dos pratos típicos do Ceará.
Peixada cearense
O Ceará tem um grande litoral, e por conta disso frutos do mar e peixes são ingredientes muito usados em seus pratos. A peixada cearense, símbolo da culinária desta região, é um cozido de peixes servido com pirão de farinha. É tão tradicional que está presente em praticamente todos os restaurantes, dos mais simples aos mais caros.
Sarrabulho
Este é um dos pratos que mostra como a culinária do sertão evoluiu para aproveitar o máximo de ingredientes possível, sem desperdiçar quase nada e mantendo a receita saborosa. É um prato que tem sua origem em Portugal. É feito com miúdos de porco e seu sangue coalhado.
Panelada
A panelada é mais uma amostra da criatividade da culinária cearense. Normalmente é feito com bucho e tripas de boi, mas também pode levar patas e linguiça de boi. Este cozido tem um tempero forte, com pimentas, cheiro verde, sal e alho, além de levar pimentão e tomates.
Paçoca cearense
A carne-de-sol é um ingrediente muito importante na região semiárida do Brasil, sendo comum em muitas receitas e praticamente um símbolo da culinária do sertão e caatinga. A paçoca cearense é só uma das receitas que usa esse ingrediente tão famoso. A carne-de-sol é frita e misturada com farinha de mandioca.
Rapadura
A cana-de-açúcar foi um produto que marcou muito o Ceará na época do Brasil colonial e do Império. Naturalmente, algumas receitas com esse ingrediente se mantiveram e se consagraram como típicas da região. A rapadura é um doce feito a partir do melaço da cana, conhecido por ser duro e muito açucarado. Há versões do doce com castanhas e coco.
Doce de caju
O caju é uma fruta em abundante no Ceará, por isso ela tem forte presença na culinária local, principalmente na produção de doces e bebidas. O doce de caju é o mais comum e tem um grande tempo de preparo, apesar de ser bem caseiro.