Estados e Capitais do Brasil
 

Bandeira de Sergipe


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (12 voto(s), média: 3,33 de 5)
  
Bandeira de Sergipe

A bandeira do estado de Sergipe foi criada pelo comerciante industrial José Rodrigues Bastos Coelho. O negociante necessitava de um símbolo que identificasse de que estado procediam suas embarcações, que levavam sal e outros produtos para Pernambuco e Bahia, e elaborou uma bandeira para este fim. Toda a frota de José Rodrigues possuía a bandeira hasteada em seu mastro. Com o tempo, ela tornou-se tão popular que os outros estados passaram a considerar o símbolo como sendo a bandeira sergipana, até que em 19 de outubro de 1920 foi adotada pelo então governador Pereira Lobo como bandeira oficial do estado de Sergipe.

bandeira de Sergipe é formada por um retângulo dividido em quatro faixas horizontais nas cores verde e amarela, alternadamente. No canto superior esquerdo está disposto um retângulo azul com cinco estrelas brancas, uma em cada canto e uma maior no centro. Em 1951 houve uma alteração: as cores foram mantidas, mas o retângulo azul passou a conter 42 estrelas, que representavam o número de municípios sergipanos na época. No ano seguinte a essa alteração, em 1952, a bandeira antiga foi reestabelecida.

SIMBOLISMO

As cores usadas na bandeira de Sergipe são as cores encontradas na bandeira do Brasil.

  • A cor verde representa as matas e a diversidade natural do estado;
  • A cor amarela simboliza a riqueza mineral;
  • O azul representa o céu sergipano;
  • As cinco estrelas brancas de cinco pontas simbolizam as cinco fozes de rios existentes no estado do Sergipe: São Francisco, Japaratuba, Sergipe, Vaza-barris, Piauí e Real (esses dois últimos rios dividem a mesma foz).

Bandeira da Capital

Museu da Gente Sergipana - Aracaju/ SE Cânion do Xingó - Canindé de São Francisco/ SE Ponte Nova - Laranjeiras/ SE