Estados e Capitais do Brasil
 
Pernambuco

Pernambuco


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (11 voto(s), média: 4,45 de 5)

Pernambucoé um estado brasileiro localizado no centro-leste da Região Nordeste. Além de ser banhado pelo Oceano Atlântico, faz limite com os estados da Paraíba, Ceará, Alagoas, Bahia e Piauí. Ocupa uma área de pouco mais de 98.300 km². Também fazem parte do seu território os arquipélagos de Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo. De acordo com o censo de 2010 do IBGE, Pernambuco possui uma população maior que 8,7 milhões de habitantes, distribuídos em 185 municípios. Os nativos desse estado são chamados de pernambucanos. Sua capital é a cidade de Recife. No interior, as cidades mais importantes são: Caruaru, Petrolina, Garanhuns, Serra Talhada, Arcoverde, Palmares, Vitória de Santo Antão e Araripina.

O estado pernambucano foi um dos primeiros a serem ocupados pelos portugueses. Pernambuco foi também o mais importante núcleo econômico e um dos principais núcleos políticos do período colonial, e nele aconteceram passagens marcantes da história brasileira. O território foi palco das Batalhas dos Guararapes, decisivas na Insurreição Pernambucana e tidas como o fato que deu origem ao Exército Brasileiro. Também serviu de berço a movimentos de cárater nativista ou de ideais libertários, como a Guerra dos Mascates, a Revolução Pernambucana, a Confederação do Equador e a Revolta Praieira. Em 1817, Pernambuco tentou proclamar-se independente de Portugal, mas o movimento foi enfraquecido e derrotado. A Revolução Praieira, em 1848, questionava a monarquia, e já ambicionava a República. Joaquim Nabuco, símbolo do abolicionismo, iniciou a pregação das ideias republicanas em Recife. Os pernambucanos se orgulham de sua participação ativa na História do Brasil, sempre à frente e mantendo seus ideais libertários.

Apesar de ser um dos menores estados do Brasil em extensão territorial, Pernambuco possui uma grande diversidade de paisagens: planaltos, serras, brejos, semi-aridez e belíssimas praias. O relevo é quase regular, sendo de planície litorânea em grande parte do território, cerca de 76% dele. À medida que avançamos para o interior, temos picos de montanhas que ultrapassam os 1000 metros de altitude.

Em Pernambuco são identificadas duas características climáticas: o clima tropical e o semi-árido. O estado está inserido na Zona Intertropical, apresentando consequentemente temperaturas altas, podendo variar devido à interferência do relevo e das massas de ar. Na capital, área litorânea denominada de zona da mata, por exemplo, a temperatura média é de 25 ºC. Quanto aos índices pluviométricos, a média é de 1500 mm. Nas áreas de clima semi-árido as temperaturas são elevadas em boa parte do ano (média de 26ºC) podendo baixar consideravelmente para até 8 ºC em alguns locais. A quantidade de chuvas é bem reduzida, algo em torno de 600 mm ao ano, e muitos municípios sofrem com a seca.

A cobertura vegetal é muito diversificada, com matas, manguezais e cerrados, além de forte presença da caatinga. A vegetação litorânea predomina em áreas próximas ao oceano, sendo encontrados muitos coqueiros, mangues e, em alguns casos, arbustos. A floresta tropical fica onde originalmente havia Mata Atlântica. Restaram poucos resquícios dessa importante floresta brasileira. Por fim, no agreste e no sertão pernambucano o que predomina é a vegetação da caatinga. Quanto à hidrografia, há muitos rios, principalmente na Região Metropolitana de Recife, que conta com 14 municípios. Os principais rios do estado são Capibaribe e Beberibe, Ipojuca, Una, Pajeú, Jaboatão e o rio São Francisco, este último extremamente importante no desenvolvimento do sertão, uma vez que possibilita a distribuição de água para as regiões atingidas pela seca.

Na cultura, Pernambuco também merece destaque. Conhecido por sua ativa e rica cultura popular, o estado é celeiro de várias manifestações tradicionais, como o frevo, o maracatu e o carnaval de Recife e Olinda. Também é detentor de um vasto patrimônio histórico, artístico e arquitetônico, principalmente quanto ao período colonial.

Pernambuco é atualmente o décimo estado mais rico do Brasil, e Recife é a cidade com o maior PIB entre as capitais do Nordeste. O estado abriga o maior parque tecnológico do Brasil, o Porto Digital, localizado no bairro do Recife Antigo, além do maior estaleiro do Hemisfério Sul, o Estaleiro Atlântico Sul, situado no Complexo Industrial de Suape. O desenvolvimento social pernambucano é superior ao dos países menos avançados, mas ainda está abaixo da média brasileira. Entretanto, detém o melhor serviço de coleta de esgoto e o maior número de médicos por grupo de mil habitantes do Norte e Nordeste. O estado apresenta ainda a segunda melhor qualidade de vida e é o terceiro estado com menor desigualdade social do país.