Estados e Capitais do Brasil
 

Região Sudeste


  

Região Sudeste

A Região Sudeste é a mais rica e populosa do Brasil. Seus estados são: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A região faz divisa com a região Nordeste ao norte, com o oceano Atlântico ao leste, ao sul com a região Sul, e a oeste com a região Centro-Oeste. Apesar de ser a região mais populosa do país, possui densidade demográfica de 84,21 hab./km² e ocupa apenas 11% do território nacional.

Relevo

O relevo do Sudeste pode ser dividido em cinco partes:

  • Planícies e terras baixas costeiras: podem variar entre grandes baixadas e partes mais estreitas favorecem a formação de costas altas, que entram em contato direto com o oceano Atlântico. Formam muitas praias, restingas, lagoas costeiras e baías;
  • Serras e Planaltos do Leste e do Sudeste: são conhecidas também como planalto Atlântico, é a parte mais acidentada da Região Sudeste. Sua característica é a formação de muitas serras cristalinas muito antigas, principalmente em áreas erodidas. Essas serras constituem a Serra do Mar. No oeste está localizado o Vale do Rio Paraíba do Sul, que separa a Serra do Mar da Serra da Mantiqueira. Ao norte as serras se afastam do litoral e dão origem a Serra do Espinhaço.
  • Ao norte de São Paulo e a oeste de Minas Gerais encontra-se a Serra da Canastra. Atrás da serra do Espinhaço, no noroeste da região é possível encontrar as chapadas sedimentares.
  • Na transição com a região Centro-Oeste destaca-se o Espigão Mestre, que é uma extensão aplainada de rochas antigas e trabalhada pela erosão;
  • Planalto Meridional: constituído por rochas sedimentares ocupa o centro-oeste de São Paulo e o oeste de Minas Gerais. É dividido em duas partes:
    • Planalto Arenito-basáltico: é constituído de rochas pouco resistentes como o arenito, e outras muito resistentes, como o basalto que é de origem vulcânica. Esses tipos de rochas favorecem o aparecimento de ”cuestas”, que são conhecidas popularmente como serras. Um exemplo é a serra de Botucatu;
    • Depressão Periférica: encontra-se entre as serras e os planaltos do Leste e do Sudeste. São regiões baixas e planas;

Clima

A Região Sudeste apresenta vários tipos de clima: tropical, tropical de altitude, subtropical, litorâneo úmido e semi-árido. O clima tropical predomina nas baixadas litorâneas do Rio de Janeiro, Espírito Santo, norte de Minas Gerais e oeste de São Paulo. Apresenta temperaturas altas, com média de 22ºC, e duas estações bem marcadas: o verão que é marcado pelas chuvas, e o inverno que é seco.

O tropical de altitude predomina as partes mais altas do relevo e mantém temperatura média amena, em torno dos 18ºC. O clima Subtropical é marcado por chuvas bem distribuídas durante todo o ano, com temperatura média de 17ºC, predomina na região sul do estado de São Paulo.

No norte de Minas Gerais predomina o clima semi-árido, com estação seca bem destacada que pode durar até mais de cinco meses. As menores temperaturas registradas na região da Serra da Mantiqueira, que está localizada na divisa de Minas Gerais com os estados de Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.

Vegetação

A vegetação da Região Sudeste varia de acordo com o clima e encontrar-se bastante devastada por causa da expansão agrícola. A Floresta Tropical é predominante na Região Sudeste. Nas encostas próximas do oceano, a Mata Atlântica é bastante rica em árvores altas, cipós, etc. Na medida em que ela adentra o continente, devido ao clima seco, a mata fica menos densa.

Em algumas áreas do interior é possível encontrar matas ciliares na beira dos rios, e nas áreas onde o solo predominante é impermeável, a vegetação encontrada é o cerrado com suas árvores baixas, vegetação rasteira e arbustos. No norte de Minas Gerais a vegetação é a caatinga por causa do seu clima semi-árido. Nas áreas mais altas da Região Sudeste, aparece a mata de araucária. No planalto encontram-se os campos limpos, no de São Paulo e os campos serranos no sul de Minas Gerais. No litoral da Região Sudeste a vegetação predominante é a litorânea, típicas de praias.

Hidrografia

A hidrografia da Região Sudeste varia de acordo com o relevo, onde a predominância é de rios de planaltos e bacias, onde podemos destacar algumas:

  • Bacia do Paraná: é formada principalmente, pelos rios Paranaíba e Grande;
  • Bacia do São Francisco: seu principal rio é o São Francisco, que nasce em Minas Gerais;
  • Bacias do Leste: é um conjunto de bacias de diversos rios que descem das serras litorâneas e chegam ao oceano Atlântico. Algumas dessas bacias: Pardo, Rio Doce e Jequitinhonha, em Minas Gerais, Paraíba do Sul, em São Paulo e Rio de Janeiro.
  • Bacias do Sudeste-Sul: nessa bacia o destaque é o rio Ribeira do Iguape, em São Paulo;

População

A população da Região Sudeste é predominantemente urbana. Algumas de suas principais cidades são: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Guarulhos, Campinas.


Estados da região

# Sigla Estado Capital
ES Espírito Santo Vitória
MG Minas Gerais Belo Horizonte
RJ Rio de Janeiro Rio de Janeiro
SP São Paulo São Paulo