Estados e Capitais do Brasil
 

Região Sul


  

Região Sul

A Região Sul é composta por três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com 576.409,6 km² de extensão, é a menor região do Brasil fazendo fronteira com a região sudeste e centro-oeste, além dos países Uruguai, Paraguai e Argentina.

Com grande influência européia devido à imigração no século XIX, principalmente alemã e italiana, é possível notar a marca de seus costumes na arquitetura de algumas cidades, no idioma e na culinária, além de introduzirem a policultura e o sistema de pequenas propriedades na região. Algumas cidades do Sul celebram as tradições dos imigrantes em festas típicas, como a Oktoberfest, em Blumenau (SC) e a Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).

Relevo

O relevo da Região Sul é dominado, em sua maior parte, pelo planalto, algumas planícies e a campanha gaúcha. O planalto da Região Sul é dividido em Planalto Atlântico ou Cristalino e o Planalto Meridional que é subdividido em Planalto arenito-basáltico e Depressão periférica.

  • O planalto Cristalino ocupa grande parte do Paraná, onde forma a Serra do Mar e uma pequena parte de Santa Catarina.
  • O Planalto Meridional ocupa a maior parte da região Sul, com extensões de arenito e basalto, sendo dividido em duas partes:
    • Planalto Arenito-basáltico: Acidente geográfico onde a diferença de resistência entre o basalto e o arenito forma ”cuestas”, mais conhecidas na região como serras. Um exemplo é a Serra Geral em Santa Catarina;
    • Depressão Periférica: É uma área estreita e rebaixada com nome de planalto dos Campos Gerais no Paraná, e Depressão Central, no Rio Grande do Sul.

Clima

O clima da Região Sul é o subtropical, exceto pelo norte do Paraná onde predomina o clima tropical. Com grandes variações de temperatura, é a região mais fria do país onde, durante o inverno ocorre geadas, e em algumas localidades como a região central do Paraná, e o planalto serrano do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, pode ocorrer até neve. As estações do ano são bastante diferenciadas e as chuvas caem sobre toda a região com uma certa regularidade durante todo o ano, mas no norte do Paraná elas se concentram no verão.

Hidrografia da Região Sul

A Região Sul possui duas importantes bacias hidrográficas: Bacia do Rio Paraná, onde está situada a Usina Hidroelétrica de Itaipu na divisa do Brasil com o Paraguai, e a Bacia do Rio Uruguai. A hidrografia da Região Sul pode ser dividia em: Região hidrográfica da bacia do rio Uruguai, Região hidrográfica da bacia do Guaíba e Região hidrográfica das bacias do Litoral.

Vegetação

A vegetação do Sul é bastante diversificada, apesar de ser lembrada pela Mata de araucária e os Pampas gaúchos. A Mata de Araucária, hoje em dia bastante devastada devido principalmente pela expansão agrícola e desmatamento, está situada nas partes mais altas dos planaltos, onde pode-se encontrar o pinheiro-do-Paraná, imbuia e a erva-mate, plantas características desse tipo de vegetação.

Existem grandes expansões de campos na Região Sul, os campos meridionais, que são divididos em Campos de planaltos que vão do Paraná até o norte do Rio Grande do Sul e os Campos da campanha situados nos pampas gaúchos com vegetação de coxilhas e ervas rasteiras.

No litoral da região existe a vegetação costeira com mangues, praias e restingas que se assemelham a outras regiões do Brasil.

População

As principais cidades da Região Sul são: Curitiba (capital do Paraná), Porto Alegre (capital do Rio Grande do Sul), Florianópolis (capital de Santa Catarina), Joinville, Londrina, Caixas do Sul e Maringá.


Estados da região

# Sigla Estado Capital
PR Paraná Curitiba
SC Santa Catarina Florianópolis
RS Rio Grande do Sul Porto Alegre