Estados e Capitais do Brasil
 

Pontos turísticos do Piauí


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (3 voto(s), média: 3,67 de 5)

O Piauí é rico em tradição e cultura. Delimitado pelo Oceano Atlântico e pelos estados do Ceará, Pernambuco, Bahia e Maranhão, localiza-se na Região Nordeste do Brasil e é destino certo para quem busca tranquilidade, diversão e muita cultura. Dentre os pontos turísticos existentes no estado, como as praias do Piauí – localizadas nos municípios de São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Canto do Buriti e Coronel José Dias -, o Parque Nacional da Serra da Capivara é o que mais se destaca. A seguir, saiba um pouco sobre alguns lugares do estado que valem a visita.

Parque Nacional Serra da Capivara

Parque Nacional Serra da CapivaraAbrangendo os municípios piauienses de Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato, o Parque Nacional Serra da Capivara é uma unidade de conservação de proteção integral à natureza. Com a finalidade de proteger um dos mais importantes exemplares do patrimônio pré-histórico do País, o Parque foi criado através do decreto de nº 83.548, emitido pela Presidência da República em 5 de junho de 1979. Conta com a maior concentração de pinturas rupestres do mundo, com mais de 700 sítios arqueológicos catalogados e é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Para aqueles que buscam aventura, cultura e história em um único programa, a visita ao Parque é um passeio imperdível.

Igreja de São Benedito

Igreja de São BeneditoÉ o terceiro mais importante templo católico construído em Teresina, sendo as outras igrejas os principais templos da cidade. A Igreja de São Bento está localizada entre a Praça da Liberdade e a de São Benedito, na área mais central da cidade. A igreja demorou 12 anos para ser concluída pelo missionário capuchino Serafim de Catânia, um frei italiano da ordem dos franciscanos. A pedra fundamental da igreja foi lançada em 13 de junho de 1874, e sua sagração se deu em 03 de junho de 1886.

Mercado Central São José

Mercado Central São JoséAs obras de edificação do Mercado Central São José ou “Mercado Velho de Teresina” foram iniciadas no século XIX, por volta de 1854, e concluídas cerca de seis anos depois, nos primórdios da implantação da própria cidade pelo Conselheiro José Antônio Saraiva. O Mercado localiza-se no cruzamento das ruas Areolino de Abreu e Riachuelo, em frente à Praça Marechal Deodoro, motivo pelo qual integra o conjunto arquitetônico do Centro Histórico. Além disso, faz parte do Patrimônio Histórico Municipal de Teresina. Um dos principais atrativos é a venda de artesanato regional, mas por lá também é possível encontrar alimentos e outros produtos típicos.

Central de Artesanato

Central de Artesanato Mestre DezinhoA Central de Artesanato Mestre Dezinho integra o complexo cultural do centro da cidade, localizada em frente à Praça Pedro II. O local abriga atualmente mais de 20 lojas de produtos artesanais, auditório para eventos, palco para shows, lanchonete, escola de balé e escola de música, mas já foi sede da Polícia Militar durante os tempos da ditadura. Seu nome é uma homenagem a um dos mais importantes artesãos do Piauí, Mestre Dezinho de Valença, que faleceu em fevereiro de 2000.


Rio Poti - Teresina/ PI Portal do município de Castelo do Piauí Igreja matriz do município de Castelo do Piauí