Estados e Capitais do Brasil
 

Quem foi o “Rei do Baião”?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (1 voto(s), média: 1,00 de 5)

Luiz Gonzaga
Luiz Gonzaga do Nascimento foi cantor e compositor nordestino, conhecido como o “Rei do Baião”. Nascido em Exu, Pernambuco, Luiz Gonzaga nasceu em uma casa de barro e família humilde. Foi seu pai, Januário, que lhe ensinou a tocar acordeão. Seu filho adotivo, Gonzaguinha, também seguiu a carreira musical.

Com 29 anos de idade, Gonzaga serviu o exército brasileiro e teve que se mudar para a cidade do Rio de Janeiro, onde aproveitou a oportunidade para divulgar sua carreira musical. No início, ele apresentava um repertório de músicas estrangeiras, mas sem sucesso. Quando tornou-se um ícone musical, suas músicas retratavam a pobreza, injustiça e tristeza de sua terra.

No começo de sua chegada ao Rio de Janeiro, ele teve um relacionamento com Odaléia Guedes dos Santos, a Léia, que estava grávida de um filho que não era dele. Ele assumiu a paternidade do filho dela e o batizou de Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, o Gonzaguinha, que mais tarde se tornaria cantor.

O “Rei do Baião” morreu de parada cardiorrespiratória na capital pernambucana, Recife, e seu corpo foi velado em Juazeiro do Norte, Ceará, a contragosto de Gonzaguinha.