Estados e Capitais do Brasil
 

Cuiabá


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (7 voto(s), média: 3,71 de 5)
Loading...

Cuiabá é a cidade capital do estado do Mato Grosso. É conhecida, principalmente pelos cidadãos locais, como Cidade Verde, devido as suas várias áreas arborizadas. Já foi uma importante cidade de exploração de ouro, agora é um centro industrial de seu estado. Existem várias hipóteses para a origem do nome Cuiabá, uma delas é de que a palavra veio do Tupi “kuîaba”, que representa um tipo de cuia, outra teoria é de que se refere aos índios bororos, conhecidos também como “cuiabá”.

A cidade foi fundada devido à existência de ouro na região, os primeiros bandeirantes que passaram no local onde hoje é a cidade datam de 1673. A cidade de Cuiabá foi realmente fundada em 1719. Em 1818 a cidade se transforma na capital da província do Mato Grosso, pois a cidade passava por uma baixa no crescimento, e nem com a mudança da capital conseguiu voltar a crescer. Só após a guerra do paraguai, em 1870, que Cuiabá voltou a ter um certo desenvolvimento, a produção de cana-de-açúcar e o extrativismo eram o que movimentavam o capital. Com a mudança da capital federal para Brasília e o programa de povoamento do interior brasileiro, Cuiabá cresceu ainda mais.

A cidade está as margens do rio de mesmo nome. O relevo do local varia entre planalto e depressão, estando dentro das altitudes de 146 a 250 metros acima do nível do mar. Há três tipos de grandes biomas que cercam a cidade: Floresta Amazônica, Cerrado e Pantanal. Possui um clima tropical úmido, mas nos meses entre março e setembro a cidade passa por um período de ar seco e sem chuvas. Cuiabá tem 3.538 km², aproximadamente, em área, com uma população estimada em 575,48 mil habitantes, o que dá uma densidade demográfica de 162,6 hab/km² em média.

As principais áreas comercias da cidade de Cuiabá são o comercio e a industria. O município é o polo industrial do estado de Mato Grosso, e está representado principalmente pela agroindústria. Há também atividades agrícolas, porém são mais voltadas para subsistência ou distribuidores menores. É em Cuiabá que se encontra a usina termoelétrica de Cuiabá, que produz grande parte da energia consumida no estado. A usina usa gás natural boliviano que chega à cidade por via do gasoduto.

Cuiabá se destaca no turismo por suas belezas naturais e pelo ecoturismo. A Chapada dos Guimarães e o Pantanal são os destinos mais procurados. O município também foi tombado como patrimônio histórico do Brasil, possui uma arquitetura colonial e um centro histórico quie preserva um pouco das origens da cidade. A catedral Metropolitana do Senhor Bom Jesus e Igreja do Bom Despacho são duas construções que exemplificam essa arquitetura histórica.