Estados e Capitais do Brasil
 

Brasília


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (4 voto(s), média: 3,75 de 5)
Loading...

Brasília é a cidade sede do governo do Distrito Federal, além de ser a capital federal do Brasil. É muito comum confundi-la com a capital do Distrito Federal, apesar de corriqueiro, essa informação está errada, Brasília atua apenas como centro político e administrativo da unidade federativa. A cidade também é a sede dos três poderes do governo federal, além de hospedar 124 embaixadas de outros países. A cidade é conhecida principalmente pelo planejamento urbano, que tem forma de avião, e pela arquitetura dos prédios do governo.

A ideia da interiorização da capital brasileira já é prevista desde a primeira constituição da república, em 1891, e no mesmo ano foi criada a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil que explorou e estudou a topografia, clima, fauna, flora e geologia da área onde ficaria a futura Brasília, apresentada como Vera Cruz. Em 1922, no ano do centenário da independência do Brasil, foi apresentado o projeto de comemoração da data, e entre os eventos estava o lançamento da Pedra Fundamental da Nova Futura Capital do Brasil. Sobre o decreto de Epitácio Pessoa, presidente da república da época, a pedra foi assentada a 9 km de Planaltina.

O local onde Brasília seria erguida foi decidido no ano de 1954, quando o Presidente Café Filho escolheu a partir dos estudos da Comissão de Localização da Nova Capital Federal, que tinha Marechal Jose Pessoa Cavalcanti na presidência. A área exata onde o Distrito Federal seria construída foi decidido pela comissão, assim como o começo das idéias do plano-piloto. No começo, o nome que seria dado à cidade era Vera Cruz, devido ao primeiro nome dado ao Brasil pelos portugueses e pelo sentimento comum de um povo nascido pelo signo da Cruz de Cristo.

Juscelino Kubitschek, após sua eleição como presidente, colocou o plano de transferência da capital do brasil como uma de suas principais metas. O plano-piloto da capital, projetado pelo arquiteto Lúcio Costa, foi implantado pela empresa Novacap. Além da sua semelhança com um avião ou um pássaro, a cidade também contou com os desenhos de Oscar Niemeyer, que projetou as principais edificações públicas. A transferência simbólica da capital federal aconteceu no dia 21 de Abril 1960, o mesmo dia e mês da fundação de roma e da execução do líder da Inconfidência Mineira Joaquim José da Silva Xavier.

É em brasília que estão localizados as sedes do governo, todos os três poderes estão reunidos na cidade: Jurídico, Executivo e Legislativo. Os edifícios públicos são bastante conhecidos pelo seu design curvo e moderno, projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional são os prédios localizado na Praça dos Três Poderes, e cada um sedia um poder específico. Outro exemplo de arquitetura é a Catedral de Brasília.