Estados e Capitais do Brasil
 

Aracaju


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (6 voto(s), média: 4,17 de 5)
Loading...

Aracaju é a cidade capital de Sergipe, também é conhecida como Cidade do Caju, ou simplesmente Aju. É a capital nordestina com a menor desigualdade e a cidade cuja população tem hábitos de vida mais saudáveis do País. Projetos como o Caju Bike, que liga pontos estratégicos por ciclovias e disponibiliza bicicletas para o percurso, são o que dão à Aracaju a fama de “Capital Nordestina da Qualidade de Vida”, além de ter os custos de vida mais baixos do Brasil.

A cidade de Aracaju nasceu com a decisão de mudar a capital da Capitania de Sergipe, onde hoje é o atual estado de Sergipe, de São Cristovão. A cidade foi planejada foi desenhada com suas vias públicas de cruzando num formato que remete a um tabuleiro de xadrez, principalmente por conta dos rios que a atravessam. O engenheiro responsável pelo planejamento foi Sebastião José Basílio Pirro, e ele teve diversas dificuldades com os mangues, lagos e pântanos que existiam na região.

A área total de Aracaju é de 181,86 km², aproximadamente, com um número de habitantes em torno de 623,7 mil habitantes, o que deixa a capital com uma densidade demográfica de 3.430 hab/km². A cidade é banhada pelo Oceano Atlântico, e por ser litorânea, a altitude máxima da cidade não passa dos 100 metros acima do nível do mar. A vegetação original tinha o predomínio de mangues, mas com o avanço urbano, os manguezais foram diminuindo cada vez mais. A cidade também é cortada pelos rios Sergipe, Vaza Barris, Poxim e do Sal. O clima da cidade é quente e úmido, já que sua localização geográfica se aproxima da Linha do Equador, além do fato de ela estar em uma região litorânea.

A economia aracajuana é sustentada principalmente pelo setor industrial e pela prestação de serviços. A área comercial da cidade é muito grande e movimenta bastante dinheiro. O turismo é alavancado pelas praias e pelo turismo low-cost. Nessa última modalidade a cidade está chamando bastante atenção, sendo um dos destaques brasileiros.

Festividades não faltam em Aracaju. O Pré-Caju, micareta que acontece dez dias antes do carnaval, e a Vila do Forró e o Forró Caju, que acontecem no mês de junho no período do São João, são exemplos deste tipo de festa. A cidade tem parques, como o Parque dos Cajueiros e o Parque da Sementeira, oceanário, museus e galerias de arte para que busca um lazer mais tranquilo.