Estados e Capitais do Brasil
 

Bandeira do Paraná


  
Bandeira do Paraná

bandeira do Paraná foi oficializada no ano de 1892, porém passou por várias alterações até chegar ao modelo utilizado atualmente pelo governo do estado. O primeiro modelo da bandeira foi idealizado pelo cidadão Manuel Correia de Freitas e executado por Paulo Assunção, um artista conhecido da época. Em 1905, o governador Vicente Machado da Silva Lima sancionou a lei que modificou o desenho original. A nova versão da bandeira foi resultado do trabalho de Alfredo Romário Martins, que substituiu a inscrição “Ordem e Progresso” por “Paraná”. Após 18 anos, a bandeira foi abolida por determinação do governador Caetano Munhoz da Rocha.

Em 1937, o então presidente do País, Getúlio Vargas, ordenou que as bandeiras de todos os estados fossem queimadas. Durante os 24 anos seguintes, somente a Bandeira do Brasil podia ser erguida no território nacional.

Em 1947 foi eleito um novo governador, Moisés Lupion, que resgatou os símbolos paranaenses, estabelecendo um decreto que definiu a bandeira paranaense da seguinte forma: constituída por um retângulo verde cortado da extremidade superior esquerda à inferior direita por uma faixa diagonal branca. No centro da bandeira, uma esfera azul contém as estrelas do Cruzeiro do Sul em branco. Atravessando a esfera celeste, passando por baixo da estrela superior do Cruzeiro do Sul, há uma faixa branca com a inscrição “Paraná” na cor verde. Circundando a esfera estão dispostos um ramo de pinheiro à direita e um de mate à esquerda.

Desde então, a bandeira do Paraná foi alvo de algumas críticas, estudos e polêmicas. Alguns estudiosos apontam defeitos no simbolismo dos elementos. Na década de 80 foi criada uma comissão que seria encarregada de estudar cuidadosamente os símbolos do estado e sugerir as alterações necessárias na bandeira, entretanto o projeto não foi adiante e o relatório que resultou dessas investigações simplesmente desapareceu. Nos anos seguintes, novos grupos se prontificaram a executar a tarefa, até que em 1990, 43 anos após as últimas alterações, a bandeira do Paranásofreu novas mudanças.

Por fim, em 2002 o governador Jaime Lerner reestabeleceu os símbolos da bandeira definidos em 1947. Atualmente o estado comemora o dia da sua bandeira em 16 de março, data definida em 2005 por uma lei apresentada pelo deputado estadual Rafael Greca.

SIMBOLISMO

  • A cor verde representa a riqueza natural e a biodiversidade do estado;
  • A esfera azul carrega a representação da constelação do Cruzeiro do Sul;
  • Os ramos ao redor da esfera representam as plantas características do estado, erva-mate e pinheiro-do-paraná.

Bandeira da Capital

Cataratas do Iguaçu/ PR Pico Paraná/ PR Usina hidrelétrica de Itaipu - Foz do Iguaçu/ PR Parque Nacional de Ilha Grande/ PR Vista aérea de Londrina/ PR Autódromo Internacional Ayrton Senna - Londrina/ PR