Estados e Capitais do Brasil
 

Bandeira do Pará


Bandeira do Pará

bandeira do Pará foi instituída em 3 de junho de 1890, mas tempos antes da proclamação da República, serviu como símbolo do Clube Republicano Paraense. Cerca de dois meses antes de se tornar bandeira do estado, foi adotada como bandeira da cidade de Belém. A bandeira paraense teve dificuldades em ser aceita no começo, chegando a ser adiada a sua oficialização, pois o então governador Augusto Montenegro argumentava que todos os estados brasileiros deveriam erguer apenas a Bandeira do Brasil.

A bandeira que representava o Clube Republicano Paraense e que inspirou a bandeira do Pará era formada por três faixas proporcionais, na sequência vermelha, branca e vermelha. Dentro da faixa branca existia uma estrela de cinco pontas na cor azul.

A atual bandeira paraense lembra a original: é vermelha cortada por uma faixa branca que vai do canto superior esquerdo ao canto inferior direito, formando assim dois triângulos vermelhos, um acima e outro abaixo da faixa. No centro da faixa branca há uma estrela de cinco pontas na cor azul.

SIMBOLISMO

  • O vermelho representa a força do sangue do povo paraense correndo como um verdadeiro espírito de luta, simbolizando a dedicação do povo às causas patrióticas;
  • A faixa branca representa o Zodíaco e a faixa planetária, remetendo tanto à Linha do Equador quanto ao Rio Amazonas;
  • A estrela azul de cinco pontas simboliza a posição do estado na Bandeira do Brasil. Corresponde à estrela Alfa de primeira grandeza na constelação de Virgem. Na Bandeira do Brasil, a estrela que representa o Pará é a única estrela disposta acima da faixa com a inscrição “Ordem e Progresso”. O motivo da estrela ser posicionada ali é que na época da proclamação da República o Pará era o estado mais setentrional do País. Alguns dizem que a estrela solitária deve-se ao fato do estado ter sido o último a aceitar a independência do Brasil em relação a Portugal.

Bandeira da Capital

Bandeira de Belém

Belém