Estados e Capitais do Brasil
 

Bandeira do Espírito Santo


Bandeira do Espírito Santo

A primeira bandeira do Espírito Santo nunca se tornou oficial. Era dividida ao meio verticalmente, tendo a metade esquerda azul e a metade direita vermelha. As cores revelavam a influência direta do Iluminismo Francês. Na mesma época, o hino do estado, também não oficial, era a Marselhesa, o hino nacional da França.

Em 1908, o então presidente do estado, Dr. Jerônimo Monteiro, criou o desenho da atual bandeira do Espírito Santo. Em 7 de setembro do ano seguinte, o governador institui como cores oficiais do estado as cores branca, azul e rosa. Apesar de já definidos o formato e as cores, a atual bandeira capixaba só foi oficializada em 24 de abril de 1947, através de um decreto. A atual bandeira é formada por três faixas horizontais de mesma largura, nas cores azul, branco e rosa, de cima para baixo. No centro da faixa branca está disposta uma inscrição em forma de arco e letras maiúsculas azuis: “Trabalha e Confia”.

SIMBOLISMO

As cores branca, azul e rosa que compõem a bandeira fazem referência às cores das vestes de Nossa Senhora da Vitória, padroeira da cidade de Vitória, capital do estado.

Um fato interessante é que, após a oficialização da nova bandeira, as cores das vestes da padroeira do estado, Nossa Senhora da Penha, foram trocadas pelas cores da bandeira. Originalmente as vestes eram de cor bege com detalhes em ouro. Mesmo passado tanto tempo desde a mudança, ainda há na igreja de São Gonçalo, na cidade de Vitória, uma antiga imagem da Nossa Senhora da Penha com as vestes nas cores originais.

A frase “Trabalha e Confia” é inspirada no lema de Santo Inácio de Loyola, fundador da ordem religiosa Companhia de Jesus. O tema original é “Trabalha como se tudo dependesse de ti e confia como se tudo dependesse de Deus”.


Bandeira da Capital

Bandeira de Vitória

Vitória