O Espírito Santo é um dos estados que compõem a Região Sudeste e é um dos menores estados do Brasil. Apesar disso, seu território pequeno é inversamente proporcional à sua cultura, em especial à sua culinária. Grande parte da sua área está banhada pelo Oceano Atlântico, e por conta disso muito dos ingredientes usados em seus pratos típicos vêm do mar. Possui uma mistura de culturas que se refletem na sua gastronomia: índios que moravam no litoral antes dos colonos aparecerem, portugueses que colonizaram a região e também africanos que foram trazidos como escravos. Veja alguns dos pratos típicos do Espírito Santo.
Torta capixaba
A torta capixaba, apesar do nome sugestivo, é, na verdade, uma fritada de frutos do mar. Camarão, siri desfiado, sururu, ostra, bacalhau e palmito compõem sua receita. Como é um prato sem nenhuma carne vermelha, é muito frequente nas mesas de almoço da Sexta-Feira Santa, mas é apreciado em todas épocas do ano.
Moqueca capixaba
A moqueca também é um dos pratos típicos do estado, está muito presente na mesa dos capixabas. A diferença entre essa receita e a da moqueca servida na Bahia é que no Espírito Santo não é usado azeite de dendê nem leite de coco para se fazer a moqueca.
Muma de siri
O siri é um dos ingredientes característicos do Espírito Santo, e desde a captura até o preparo do crustáceo, os capixabas mantêm tradições que vêm dos indígenas. Nesta receita entram tomate, cebola e um tempero que inclui o urucum, tipo de fruto típico da América Tropical.
Caranguejada
Os caranguejos são frutos do mar muito usados como ingredientes na gastronomia capixaba, e em torno dele também são mantidas tradições até mesmo na hora da captura. A caranguejada é um prato delicioso e quase uma necessidade para quem gosta de caranguejo.
Muxá ou lelê
O muxá, também chamado de lelê, é um tipo de doce feito com milho, mais especificamente a canjiquinha do milho. Tem o aspecto de um bolo granuloso e úmido, e possui um gosto muito semelhante a um cuscuz de tapioca, principalmente por conta do coco usado na receita.
Peroá frito
Esse pescado é outra marca da culinária do Espírito Santo, sendo um dos peixes mais vendidos. Servido frito e acompanhado de uma cerveja, o peroá é uma das sensações não só do Espirito Santo, mas de toda a Região Sudeste.