Estados e Capitais do Brasil
 

Culinária de Sergipe


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (8 voto(s), média: 4,50 de 5)

A gastronomia de Sergipe está diretamente ligada aos rio que cortam o estado e à sua zona litorânea, onde se encontram os principais elementos de culinária local. Dos frutos do mar comuns na cozinha típica da região, o gaiamum e o caranguejo são os mais apreciados, enquanto a ostra, o camarão e o sururu são os mais marcantes.

A gastronomia sergipana carrega influências da culinária de índios, negros e brancos, assim como acontece em toda a Região Nordeste. O resultado é uma culinária rústica e saborosa.

Carne-de-sol com pirão de leite

Carne-de-sol com pirão de leiteA carne-de-sol é muito apreciada pelos sergipanos. Seu preparo consiste na carne polvilhada com sal a gosto e frita em óleo até dourar. Para acompanhar, é servido junto o pirão de leite, que é preparado com farinha, creme de leite, manteiga e sal, cozidos até engrossar.


Robalo ao molho de camarão

Robalo ao molho de camarãoUma das receitas mais famosas da região litorânea de Sergipe, o robalo é preparado com alho, sal, limão e azeite. Depois são adicionados alguns temperos, como cebolinha, coentro e tomates, além de leite de coco e camarão, que são levados ao fogo para ferver. Como acompanhamento costuma ser servido um pirão feito com o caldo do peixe.


Galinha ao molho pardo

Galinha ao molho pardoPopular não só no Sergipe, mas também em todo o Nordeste, a receita é feita com o próprio sangue da galinha, misturado com uma pasta de alho, cebola, vinagre, sal, pimenta-do-reino e salsinha. Após refogar o alho no óleo, adiciona-se pedaços da galinha até dourar. Os pedaços são levados para cozinhar com amido de milho e o sangue temperado até a carne ganhar maciez e o molho se tornar consistente.


Sopa de mocotó

Sopa de mocotóApreciada em todo o estado, a sopa é preparada de um dia para o outro, inicialmente com os mocotós limpos e cozidos até ganhar maciez. São deixados para descansar em pimenta-do-reino e coloral. Após esta etapa, são acrescentados ao caldo massa de sopa, verduras e limões.


Museu da Gente Sergipana - Aracaju/ SE Cânion do Xingó - Canindé de São Francisco/ SE Ponte Nova - Laranjeiras/ SE