Estados e Capitais do Brasil
 

Culinária de Roraima


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (13 voto(s), média: 4,08 de 5)

Roraima abriga uma variedade de culturas decorrente da migração de pessoas das regiões Nordeste, Sul, Sudeste e de outros estados da Região Norte, que optaram por Roraima como sua segunda terra, além da culinária indígena local. O tacacá, a maniçoba, o acarajé, o churrasco gaúcho, o vatapá e o queijo mineiro fazendo parte de uma mesma culinária local — junto à culinária indígena original do lugar — são uma pequena amostra do que define a gastronomia roraimense: diversidade.

Pé de moleque

Pé de molequeO pé de moleque é um doce feito do carimã da mandioca. Açúcar, ovos, manteiga, sal, cravo e erva-doce são misturados com a massa. A massa é enrolada em folha de bananeira e levada ao forno para assar. É servido com café ou café com leite.


Pirarucu desfiado

Pirarucu desfiadoÉ uma forma típica roraimense de preparar o pirarucu. O peixe é lavado com água e limão, escaldado no fogo e desfiado, retirando-se todas as espinhas. É refogado em uma panela com óleo e temperos, e a esses ingredientes é acrescentado leite de coco ou de castanha do Pará. O pirarucu desfiado é servido acompanhado de arroz e farinha.


Caldeirada

CaldeiradaPrato muito comum no estado, a caldeirada é uma forma de preparação de peixe, que é limpo e cortado em pedaços, colocado em um caldeirão com temperos (cebola, tomate, pimentão, cheiro verde e pimenta-de-cheiro) refogados em óleo e cozidos em água. Após servido o caldo quente no prato, é colocada farinha de mandioca, que vai cozinhar com o calor e formar um pirão, que é saboreado com o peixe.


Guisado de galinha caipira

Guisado de galinha caipiraUm tipo de receita muito popular na região. A galinha é cortada em pedaços, guisada em óleo, cebola, alho, pimenta-do-reino, pimenta-de-cheiro, tomate, sal, cheiro verde e colorau. Acompanha pirão feito com o próprio caldo.


Paçoca com banana

Paçoca com bananaPrato preparado com farinha, banana e carne bovina bem seca ou charque batida no pilão. É indicado pelos roraimenses como ideal para viagens por conservar-se durante muitos dias fora da geladeira.


Sucos de frutas amazônicas

Sucos de frutasOs sucos das frutas tipicamente amazônicas podem ser encontrados em casas de sucos ou nas lanchonetes e restaurantes roraimenses. Dentre os sabores mais populares, podemos citar o cupuaçu, a graviola, o buriti e o caçarí. Para repor as energias, a dica é o guaraná, que pode ser consumido puro ou misturado com castanhas, amendoim, acerola ou outras frutas.


Monte Roraima Sítio Arqueológico da Pedra Pintada - Vila Colonial de Cocais/ RR Lago do Ricardinho - RR