Estados e Capitais do Brasil
 

Culinária de Rondônia


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (18 voto(s), média: 4,06 de 5)

O estado de Rondônia é caracterizado por sua grande mistura cultural, não só por conta de sua localização, mas também graças aos migrantes que vieram de praticamente todas as regiões do Brasil para povoar a área. Obviamente essa teia cultural é bastante refletida na gastronomia, na mistura do gosto mais temperado do Nordeste com os ingredientes e modos de preparo tradicionais do Norte, e até mesmo algumas pitadas do Sul e Sudeste. O peixe é muito usado nos pratos locais, uma vez que o estado possui diversos rios e uma grande variedade de pescados. Conheça alguns dos pratos típicos da culinária de Rondônia.

Tacacá

TacacáEsta é uma receita que mostra muito bem a mistura de influência do estado. O mix de ingredientes como o camarão, a goma de mandioca e as folhas de jambú, um tipo de erva que deixa os lábios meio dormentes, revela um gosto único e bem exótico, além de saboroso.


Caldeirada

CaldeiradaA caldeirada é um prato bem comum em muitas partes da Região Norte do Brasil, graças à abundância dos pescados nesta área. Os peixes mais populares para a caldeirada de Rondônia são o tambaqui e o tucunaré. É uma comida para muitas pessoas e costuma ser bem temperada. É servida acompanhada por um delicioso pirão.


Torta de cupuaçu

Torta de cupuaçuAlgumas frutas típicas da região são bastante usadas em receitas de tortas e outros tipos de sobremesa. O cupuaçu é uma delas. A fruta é parente próxima do cacau, e por conta disso seu gosto muitas vezes se assemelha ao do chocolate. Além de tortas, o cupuaçu pode ser usado para fazer bombons e até mesmo receitas de sabor azedo.


Doce de buriti

Doce de buritiOutra fruta que é bastante usada na gastronomia rondoniense é o buriti. Apesar de ser empregada na confecção de tipos de produtos, de sabonetes a vermífugos, a fruta é rica em vitaminas e cálcio, o que valoriza ainda mais o seu doce. Buriti (ou muriti, como também é conhecido) é também o nome da palmeira na qual esse fruto nasce.


Vista aérea parcial de Porto Velho/ RO Praça e Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré - Porto Velho/ RO Forte Príncipe da Beira - Costa Marques/ RO Museu Histórico Municipal de Guajará-Mirim, antiga estação final da ferrovia Madeira-Mamoré - Guajará-Mirim/ RO