Quem proclamou a República?


Deodoro da Fonseca

Nascido na cidade de Alagoas da Lagoa do Sul, em Alagoas, no dia 5 de agosto de 1827, Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República do Brasil, em 15 de novembro de 1889. A proclamação aconteceu devido ao descontentamento do Exército Brasileiro com o regime monárquico, que não promovia mudanças sociais para o progresso do país.

Na época, o Imperador D. Pedro II enfrentava problemas de saúde e vinha se afastando das decisões políticas. Por consequência, os revoltos populares ganharam força, e a partir da fraqueza da monarquia surgiu a oportunidade do Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos militares, assumir provisoriamente a gestão política do Brasil.

O governo de Deodoro foi marcado pela instabilidade política, econômica e centralização do poder. O fechamento do Congresso Nacional Brasileiro resultou na renúncia do cargo.

Marechal Deodoro da Fonseca morreu no Rio de Janeiro, em agosto de 1892, em decorrência de uma forte dispneia, “falta de ar”, que sofria constantemente e o impedia de dormir.