Estados e Capitais do Brasil
 

Qual a principal atividade econômica do Norte?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (17 voto(s), média: 3,82 de 5)

Economia região norte
Devido a hidrografia, ao clima e a vegetação densa serem propícios para a diversidade em recursos naturais, o extrativismo vegetal e mineral são as principais atividades econômicas da Região Norte. O principal produto extrativo é a madeira.

O extrativismo mineral é encontrado na Serra dos Carajás, cordilheira no sudeste do estado do Pará, com as jazidas de ferro.

Apesar da indústria não ser a principal fonte de renda da região, existe a Zona Franca de Manaus, criada durante o governo Castelo Branco – período militar -, que as empresas garantem incentivos fiscais especiais para impulsionar o desenvolvimento da região norte.

A agricultura também se destaca – soja, cacau, guaraná, mandioca, coco, cupuaçu e maracujá são os produtos mais produzidos. Outra atividade que tem apresentado crescimento significativo, apesar da região não ser favorável para a criação de bovinos, por conta da Floresta Amazônica, é a pecuária.

Vale ressaltar que na Região Norte encontra-se o Rio Amazonas, maior rio do mundo, e tem o Rio Tocantins que tem a maior usina hidrelétrica da região, a Usina de Tucuruí, no estado do Pará.