As cidade serranas, com Canela e Gramado, são as que mais atraem turistas no Rio Grande do Sul, os destinos queridinhos dos turistas durante o inverno. Mas durante o verão, o estado gaúcho pode se tornar bastante atraente para quem busca sombra e água fresca, basta saber onde procurar.
Torres
A cidade recebeu este nome graças às formações com características bem diferenciadas que cercam a orla e que são conhecidas como torres. Localizada na fronteira com Santa Catarina e a 193 km de distância de Porto Alegre, Torres agrada aos banhistas que podem passar o dia se divertindo em suas praias de águas tranquilas e límpidas, muitas delas com condições ideais para a prática de esportes como vela, windsurf e surf. Praia dos Molhes, Praia Grande, Prainha e Praia da Cal são as mais famosas.
Capão da Canoa
As praias de Capão da Canoa atraem toda a família, agradando ainda surfistas e baladeiros, e está localizado a 139 km de distância da capital gaúcha. Com casas de alto padrão e um ambiente mais familiar, a praia de Xangri-Lá conta com lugares propícios para a prática de frescobol e caminhada. Atlântida, por sua vez, com animação garantida pelos bares e casas noturnas, é a queridinha dos jovens em busca de uma noite agitada. E para quem prioriza uma boa locação ao se hospedar, a praia de mesmo nome da cidade é a melhor opção.
Tramandaí
Tramandaí abriga a praia mais frequentada do litoral gaúcho, que tem o mesmo nome da cidade, localizada mais em direção ao sul e a 122 km de Porto Alegre. Suas ondas pouco agitadas são perfeitas para praticar atividades como vela e canoagem, e o lugar conta com infraestrutura completa para lazer fora d’água. Visitantes são atraídos dos balneários vizinhos em busca de lugares tranquilos para passar as férias de verão.
Imbé
Um pouco mais próximo da capital gaúcha (apenas 123 km que separam as duas cidades), seu grande atrativo está na noite badalada e nos passeios de buggy pelas areias. Em sua praia principal, de mesmo nome,há um calçadão bastante movimentado, com áreas dedicadas ao lazer e quiosques que tomam conta da orla, porém não é propícia para o banho. Imara é ponto de encontro para os banhistas, enquanto a Praia de Santa Terezinha é o refúgio para os apreciadores da pesca de arremesso.