Estados e Capitais do Brasil
 

Pontos Turísticos do Maranhão


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (2 voto(s), média: 5,00 de 5)

De vários pontos do Maranhão é possível constatar o quanto o estado nordestino é belo. Os seus principais pontos turísticos são verdadeiros cartões postais. A capital maranhense, São Luís, embora ao longo do tempo fora ganhando contornos de cidade grande não deixou que sua história se perdesse. Até mesmo para quem vive a rotina diária por becos, ruas e avenidas, a emoção de respirar a cidade é de uma nostálgica viagem ao passado.

Conhecida como a capital brasileira do reggae, cidade dos azulejos e ilha do amor, São Luís nasceu a partir da Avenida Dom Pedro II. Na Praça Pedro II, no centro da cidade, estão os principais monumentos históricos, declarados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A Catedral de São Luís, também conhecida com Catedral de Nossa Senhora da Vitória, é um bom exemplo. A sede da arquidiocese foi construída, com mão-de-obra indígena, a partir de 1690 pela Companhia de Jesus.

A beleza da capital maranhense se estende pela Praia Grande, bairro histórico que reúne o maior número de casarões antigos. Ainda no centro, encontramos o Teatro Arthur Azevedo – iniciativa de dois comerciantes portugueses, que na década de 1920 ganhou o nome atual em homenagem ao dramaturgo maranhense Artur de Azevedo. Na época de sua criação, em 1815, o Maranhão enriquecia graças à exportação de algodão e São Luís precisava de uma maior vida cultural.

O Museu Histórico e Artístico do Maranhão, que também faz parte do centro antigo de São Luís, reconstitui, com peças doadas por descendentes de antigos habitantes, os hábitos, o cotidiano e os costumes da cidade maranhense do século 19. No casarão vizinho encontra-se o Museu de Arte Sacra, com objetos e imagens de santos e objetos usados nas celebrações religiosas.

Em Alcântara, região metropolitana de São Luís, o Museu Casa Histórica de Alcântara é um dos principais pontos turísticos da cidade. Localizado em um sobrado colonial, o museu encanta já na fachada revestida de azulejos coloridos e portais de pedras de lioz. Na praça Nossa Senhora do Rosário, no centro da cidade, encontramos a Casa da Cultura Aeroespacial. O espaço abriga uma réplica em tamanho real do Sonda 4 (modelo de foguete brasileiro) e maquetes de veículos espaciais lançados na Base de Alcântara.

Há 360 km de São Luís, Caxias – a princesa do sertão maranhense – abriga um importante museu. O Memorial da Balaiada reconta a história de uma das batalhas mais sangrentas do Brasil Império. O conflito se deu com a insatisfação de escravos, brancos pobres e camponeses, que se uniram pra dar um basta na exploração dos mais ricos. Os revoltosos, chamados de ‘balaios’ e liderados por Negro Cosme, foram massacrados (mais de 10 mil mortes) quando o Duque de Caxias foi enviado para acabar com a manifestação.

No acervo do memorial 350 peças – restos de armamentos, projéteis, balas de chumbo, botões, instrumentos de castigo dos escravos e até fragmentos de ossos humanos – ajudam a recontar a história aos visitantes.


Vista aérea parcial de São Luís/ MA Vista parcial dos Lençóis Maranhenses/ MA Fachada de casarão coberta de azulejos históricos - São Luís/ MA Ruína de igreja em Alcântara/ MA Tambor de crioula, manifestação cultural típica do Maranhão