O Acre é uma das 27 unidades federativas do Brasil, mas até 1904 era um território boliviano. Mesmo antes de ser considerado território brasileiro, já havia migração, principalmente de cearenses, para a região. É um estado que transborda história em seu povo, arquitetura e, claro, nos pontos turísticos. A seguir, você confere alguns dos principais
Museu da Borracha
Localizado na capital, Rio Branco, esse museu é dedicado a coletar, armazenar e expor objetos que contam a história do estado, sejam aspectos socioeconômicos ou de cultura material. É um centro cultural com diversas atividades educativas e ainda tem em sua estrutura um arquivo, auditório e biblioteca. O Museu da Borracha foi inaugurado em 5 de novembro de 1978.
Parque Chico Mendes
O Parque Urbano Chico Mendes foi construído pelo governo estadual no ano de 2003, e além de ser um espaço agradável para quem passeia, foi pensado para movimentar o comércio de artesanato acreano na capital do estado. O Parque conta com uma bela paisagem verde e a presença de artesãos. Fica aberto ao público todos os dias da semana, com exceção dos domingos, das 9 às 18 horas.
Igreja de Ferro
Também conhecida como Igrejinha de Ferro a paróquia Nossa Senhora da Conceição é considerada o único marco religioso da Revolução Acreana, que aconteceu em 1903. Resultado de uma promessa, a igreja foi projetada e construída por uma dupla de alemães, e é revestida por chapas de metal (daí o apelido Igreja de Ferro).
Novo Mercado Velho
Essa construção é um marco histórico do início da urbanização de Rio Branco, construído no fim da década de 20. O Mercado Municipal, também conhecido como “mercado velho” foi reformado com o objetivo de atrair os acreanos a visitá-lo e elevar sua importância. O Mercado funciona todos os dias da semana, das 8 às 18 horas.
Casa de Leitura Chico Mendes
Inaugurada no dia 24 de Janeiro de 2005, a Casa de Leitura tem o objetivo de incentivar as crianças e adolescentes a entrar no mundo da leitura, é um projeto do governo estadual através da Fundação Elias Mansour (FEM). A Casa realiza diversas atividades educativas, que vão desde contar histórias até ensinar dança.