Estados e Capitais do Brasil
 

Rio Branco


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (9 voto(s), média: 4,56 de 5)

A cidade do Rio Branco é a capital do Acre e é a sexta maior cidade da Região Norte. Rio Branco é o nome dado em homenagem a José Maria da Silva Paranhos Júnior, que era conhecido pelo título de Barão do Rio Branco. O Barão teve um papel importante no tratado entre Brasil e Bolívia, que terminaram com os conflitos pelo Acre e o tornou parte do território brasileiro. A cidade ganhou bastante destaque no início do Século XIX, onde migrantes nordestinos começaram a povoar o território e o ciclo da borracha fez com que a cidade se desenvolvesse.

Também conhecido como Cidade Verde e Capital da Natureza, o Rio Branco tem um território superior a 9.200 km², e seu perímetro urbano tem um pouco mais de 44 km². A cidade tem uma população de cerca de 350 mil pessoas, e está a um pouco menos de 3125 km de Brasília. O Rio Acre atravessa a cidade, a dividindo em Primeiro e Segundo distritos, e a travessia entre esses distritos é feita por passarelas.

O Rio Branco está localizado a cerca de 150 metros acima do nível do mar, o relevo da cidade é formado por planície e por aclives leves por conta do rio que corta a cidade. Além disso, os tipos de solo do local são predominantemente argilosos, devido a proximidade com o leito do Rio Acre. Como é situado na Região Norte, tem um rio próximo, e também possui vegetação da floresta amazônica, o clima é quente e úmido, com bastante chuvas, mas é uma dos mais agradáveis na região amazônica.

A capital do Acre pode não ser conhecida como a capital do turismo, mas possui vários locais e atrações muito interessantes. O Museu da Borracha, que traz toda a história arquivada do estado do Acre, o Mercado Velho e o Palácio Rio Branco são pontos turísticos da cidade. A ExpoAcre, festival agropecuário e country, e a Boca de Mulher, série de atividades culturais que apresentam o universo feminino, são grandes eventos periódicos que acontecem em Rio Branco.

A cultura do Rio Branco é uma mistura de duas grandes influencias culturais. Nordestinos que fugiram da seca e foram para o Acre, sulistas que foram para trabalhar. Esses dois polos culturais moldaram a cultura, sendo bem perceptível na culinária e em uma bebida típica, o tererê, que é similar ao tereré do Rio Grande do Sul, porém feito com suco de limão ou abacaxi.


Estado

Acre

Acre

DDD

67