Estados e Capitais do Brasil
 

Culinária do Piauí


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (26 voto(s), média: 3,96 de 5)

O Piauí apresenta uma gastronomia diversificada, diferindo das outras culinárias típicas da Região Nordeste em muitos aspectos. A larga utilização dos temperos frescos, como a cebolinha e a pimenta-de-cheiro, tornam a cozinha piauiense única. Outro diferencial na sua culinária é a utilização constante da farinha de mandioca, tanto a farinha branca como farinha d’água.

Apesar da comida sertaneja — à base de carne — ser bastante presente na cozinha piauiense, a região também dispõe de excelentes pratos à base de peixes e frutos do mar que satisfazem os mais exigentes paladares, como as caldeiras de camarão. Suas receitas envolvem tanto peixes de água doce como peixes de água salgada.

As sobremesas piauienses são das mais ricas e variadas do Nordeste. São famosos os doces e compotas, como de caju e manga, e o doce da casca de limão azedo é o mais típico do estado.

Abobrada

AbobradaDoce bastante conhecido na região do estado, típico da cidade de Corrente, a abobrada é preparada com abóbora, ovos, leite, açúcar e canela formando uma espécie de purê. É costume comer com arroz, feijão e carne.


Angu de milho

Angu de milhoO angu de milho é um típico mingau piauiense muito apreciado na região. É preparado com farinha de milho verde e ovos, tendo como acompanhamento a carne fresca batida ou moída.


Escondidinho

EscondidinhoClássico prato do Piauí, o escondidinho se popularizou por todo o Nordeste. Apesar de existirem diversas releituras, a receita consiste, tradicionalmente, em charque desfiado coberto com purê de macaxeira (aipim).


Maria-Isabel

Maria-IsabelIguaria sempre presente nos cardápios piauienses, o Maria-Isabel consiste em um picadinho de carne-seca misturado com arroz previamente temperado e cozido em panela de barro.


Carneiro guisado

Carneiro guisadoO carneiro guisado é um dos pratos favoritos do povo piauiense, quase tão popular quanto as caldeiras de camarão. O prato é preparado ao molho de coco e servido com arroz branco e farofa.


Doces em compota

Doces em compotaPor ser de fácil preparo, os doces em compota são bastante famosos no estado. As compotas são preparadas consistem em pedaços de frutas cozidos em açúcar e água (ou suco da própria fruta), de modo a formar uma calda na qual ainda permanecem alguns pedaços da fruta. Armazenadas em recipientes bem vedados e guardadas na geladeira, as compotas podem ser servidas sozinhas como sobremesa, misturadas a iogurte ou sorvete, ou ainda usadas como ingredientes em outras receitas. No Piauí são comuns os sabores jaca e caju.


Baião de dois

Baião de doisPrato típico do Piauí e muito presente em todo o Nordeste e em estados do Sudeste, o baião de dois pode ser degustado como acompanhamento ou prato principal. A receita básica é arroz com feijão-verde cozido, pimenta-de-cheiro, e pedacinhos queijo coalho.


Rio Poti - Teresina/ PI Portal do município de Castelo do Piauí Igreja matriz do município de Castelo do Piauí