Estados e Capitais do Brasil
 

Culinária do Mato Grosso


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (19 voto(s), média: 3,58 de 5)

O estado do Mato Grosso tem uma das culinárias mais tradicionais do Centro-Oeste do Brasil. A gastronomia tem influência indígena, africana e europeia, e usa muitos ingredientes típicos da região. Frutas da região — como o pequi e a banana-da-terra — e pescados são alguns dos ingredientes mais usados, mas o arroz também é bastante presente nas receitas.

Galinhada

GalinhadaA galinhada é um prato bem típico em quase todo o Centro-Oeste. Trata-se de um arroz preparado com galinha e pequi, além de tomate, cebola e temperos. Viajar para o Mato Grosso e não experimentar a galinhada é como ir para o Rio de Janeiro e não visitar o Cristo Redentor. Esse é, sem dúvida, um dos pratos mais marcantes da gastronomia matogrossense.


Maria Isabel

Maria IsabelEste é mais um prato feito com arroz e usa outro ingrediente muito importante na culinária do estado: a carne-seca. O prato é, praticamente, arroz com carne-seca temperados, porém é possível adicionar um pouco mais de gosto local, principalmente com o pequi. Esse prato é quase como uma galinhada, mas substituindo a galinha por carne-seca.


Mojica de pintado

Mojica de pintadoEssa é outra receita no patamar de símbolos da gastronomia matogrossense. O pintado é um saboroso peixe e a mojica aproveita bastante deste sabor. Além do pescado, no prato são usados também mandioca e temperos diversos para deixar a carne do pintado ainda mais deliciosa. Esse peixe é um dos maiores do Brasil.


Furrundu

FurrunduEsse doce é muito famoso no estado, mais um prato que deve ser experimentado por quem visita o Mato Grosso. É feito com mamão ralado, rapadura, gengibre, cravo e canela. Mistura-se tudo na panela e cozinha-se todos os ingredientes até ser possível ver o fundo da panela. Depois de pronto, basta servir com queijo e saborear.


Farofa de banana-da-terra madura

Farofa de banana-da-terraEsse prato é um exemplo do uso da banana-da-terra em receitas da culinária mato-grossense, inclusive as salgadas. Neste prato, além da banana, a farinha de mandioca e carne-seca frita também são usadas para deixar tudo ainda mais saboroso. É servido como acompanhamento de outros pratos.


Vista aérea parcial de Cuiabá/ MT Cachoeira Véu de Noiva - Parque Nacional da Chapada dos Guimarães/ MT Cachoeira Salto Belo - Campo Novo do Parecis/ MT Serra do Roncador - Barra do Garças/ MT Portal da cidade de Poconé/ MT Portal da Rodovia Transpantaneira/ MT