Estados e Capitais do Brasil
 

Culinária do Mato Grosso do Sul


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (10 voto(s), média: 4,20 de 5)

O estado do Mato Grosso do Sul é relativamente novo. Até o ano de 1979 ele fazia parte do território do Mato Grosso, e após a separação manteve boa parte de sua cultura muito parecida com a do estado vizinho, inclusive a culinária. Os pescados ainda são ingredientes muito usados, e as carnes vermelhas, em especial a bovina, marcam presença na gastronomia sul-matogrossense graças à extensão que a pecuária tem no estado. Existem pratos que são mais típicos da região do Mato Grosso do Sul que do seu “irmão mais velho”, Mato Grosso. Conheça a seguir algumas comidas sul-matogrossense.

Pacu assado recheado com farofa

Pacu assado recheado com farofaOs pescados podem ser considerados os ingredientes mais típicos do Mato Grosso do Sul, principalmente pela grande quantidade de rios que cortam o estado. O pacu é um peixe muito comum na região, por isso não surpreende que ele seja tão consumido. Assim como no Mato Grosso, a farofa é o acompanhamento mais frequente do peixe assado.


Carne de jacaré

Carne de jacaréO Pantanal é um dos principais biomas do Mato Grosso do Sul, e o jacaré é um animal característico dessa região. Apesar de ser considerado um prato exótico, tem uma carne branca saborosa, parecida com peixe, e que deve ser experimentada pelo menos uma vez.


Chipa

ChipaEsse biscoito muito similar ao pão de queijo mineiro é uma herança culinária de um dos países vizinhos do Mato Grosso do Sul, o Paraguai. A chipa normalmente é confeccionado no formato de uma ferradura, e não é o único prato paraguaio que foi absorvido pela gastronomia sul-matogrossense.


Caldo de piranha

Caldo de piranhaA piranha é um peixe muito comum na amazônia, mas outra região brasileira onde esses peixes carnívoros habitam é no pantanal. O peixe é difícil de se comer inteiro por conta de suas espinhas, por isso o caldo é a receita mais preparada deste pescado.


Arroz boliviano

Arroz bolivianoO próprio nome já diz a origem desta receita. Vindo da Bolívia e adaptado para a culinária sul-matogrossense, este prato é um tipo de arroz preparado com carne moída, queijo, batata, pimentão, milho, banana e vários outros ingredientes.


Tereré

TereréO tereré é mais do que uma bebida típica da região, é uma tradição. Seu modo de ser servido se assemelha um pouco com o chimarrão, mas a diferença mais notável entre os dois é que o Tereré é servido frio, enquanto o chimarrão quente. Teve sua origem nas regiões entre o Paraguai, Mato Grosso do Sul e Argentina.


Carne moída com pequi

Carne moída com pequiO pequi é uma das frutas típicas do centro oeste, seria entranho se no mato Grosso do Sul não houvesse nenhum prato com este ingrediente. Além da carne moída, o típico arroz com pequi também pode ser considerado uma receita típica do Mato Grosso do Sul


Gruta da Lagoa Azul - Bonito/ MS Trem do Pantanal/ MS Vista parcial de Campo Grande/ MS Abismo Anhumas - Bonito/ MS