Estados e Capitais do Brasil
 
Tocantins

Tocantins


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (18 voto(s), média: 4,00 de 5)

Tocantins é a mais nova entre as 27 unidades federativas do Brasil, está localizado na Região Norte e tem divisa com estados da região Centro-Oeste e Nordeste também. O estado possui 139 municípios, sendo a sua capital a cidade planejada de Palmas. O nome “Tocantins” é derivado da língua Tupi e significa “bico do tucano”. O estado é representado, tanto na bandeira como em seu brasão, pela estrela Adhara.

Tocantins fazia parte do estado de Goiás, e por conta de ser afastado do resto do estado, a região norte da unidade era muito menos desenvolvida. Com a necessidade de desenvolvimento e expansão surgiram movimentos emancipacionistas. Em 1821 Joaquim Teotônio Segurado proclamou um governo autônomo, porém só em 1956 que o movimento de autonomia do norte goiano voltou a ter foco. Na constituição de 1988 o norte goiano finalmente conseguiu se tornar um estado, passou a ser chamado de Tocantins e em 1989 que o governo foi oficialmente instalado na unidade.

O clima do estado é, em sua maior parte, composto pelo tropical seco, e isto é refletido na vegetação do Tocantins. Composto por diversos biomas, destacam-se: cerrado, floresta tropical e floresta equatorial. O estado está localizado no Planalto Central Brasileiro, e a maior parte do terreno é plano, há também morros e serras na região. Tocantins tem uma área de mais de 277 mil km², e uma população estimada em quase 1,5 milhões de habitantes, com uma densidade demográfica de 6/hab/km² em média.

Por ser um estado ainda novo, Tocantins está recebendo bastante investimento, é uma terra de oportunidades e possibilidades. As maiores atividades econômicas do estado são a do setor terciário, de prestação de serviço e comercio, mas a agropecuária também tem bastante espaço. A criação de Soja, melancia, gado, milho e feijão são o destaque do setor primário. As atividades industriais estão mais concentradas em Palmas, a capital. Como é muito recente não possui um turismo ainda muito bem desenvolvido.

O estado tem menos de três décadas de vida, é considerado muito novo ainda, por isso não possui uma identidade cultural muito bem definida. Tradições, pratos típicos e até mesmo festas populares ainda não foram assimiladas pela população do local. O estado está entre três grandes regiões do Brasil, e foi povoado por pessoas de todo o país, por isso sua cultura será bem diversificada.