Estados e Capitais do Brasil
 

Palmas


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (9 voto(s), média: 3,67 de 5)

A cidade de Palmas é a capital do estado de Tocantins, e também o seu maior município. É a capital mais nova do Brasil, foi completamente planejada para ser a capital do Tocantins e também é a segunda capital com o maior da Região Norte brasileira. Por conta de ser a mais recente, é chamada de “A caçula das capitais” e de “Princesinha do Brasil”. Além das grandes quantidades de palmeiras na região, o nome “Palmas” também foi inspirado pela Comarca de São João da Palma, onde nasceu o primeiro movimento separatista da região.

Palmas não possui muita história, já que é a capital mais recente do Brasil, porém antes de ser povoada pelos portugueses era habitada por povos indígenas. O território de Tocantis pertencia anteriormente à Goias, e só foi dividido pore conta da constituição de 1988. A cidade de Palmas foi fundada em 1989, e a capital provisório foi Miracema do Tocantis. A transferência da Capital do estado do Tocantins só aconteceu em 1990. O povoamente aconteceu não só pelos habitantes do tocantins, mas também de gente dos outros estados, que foram trabalhar na construção de Palmas a procura de trabalho e melhoria de vida.

A cidade possui uma altitude média de 260 metros acima do nível do mar, boa parte do território se encontra em uma planície entre as Serras do Carmo, a do Lajeado e o lago represado do Rio Tocantins que foi feito para a construção da Usina Hidrelétrica de Lajeado. O clima de Palmas é o Tropical com estação seca. A cidade tem uma área de 2,2mil km² aproximadamente, uma população estimada em 265,4 mil habitantes e uma densidade demográfica de 120 hab/km² em média.

A capital de Tocantins tem a sua economia bem variada, principalmente pelo fato da cidade ter sido planejada para ser uma capital. O setor terciário da economia, com o comercio e serviços é o mais volumoso, porém a agropecuária também é de grande importância para a cidade. Os principais produtos do setor primário são a soja e gado. A industria também tem seu espaço, Palmos possui quatro distrito industriais.

Por ser recente é difícil dizer quais são as tradições e os aspectos culturais da cidade. Palmas tem menos de meio século desde a sua fundação, não possui uma arquitetura muito diferenciada, como Brasília, nem costumes muito diferentes de Goias ou da Região Norte. Ainda levará um tempo para Palmas criar a sua própria identidade, porém já está caminhando como uma cidade que se preocupa com seus cidadãos. É a segunda maior em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Região Norte.